Sistema muito lento

Status
Not open for further replies.

Boris Alday

Cadet
Joined
Aug 10, 2018
Messages
1
Tenho um Freenas 11 em um PC AMD 8 Cores, com 8GB RAM, e 4 HDD de 3TB cada um. Montei um Pool ZFS.
O SO esta dentro de SSD de 120GB. Todas as unidades estão dentro de uma placa com portas SATA 3

Como tenho maquinas Windows 10 e Mac HighSierra, ativei o SMB e AFP

De umas semanas ate hoje, percebi um lentidão tremenda para ler e gravar arquivos de ou para o NAS. Ja reduzi a quantidade de arquivos dentro do NAS, e baixei para 61% da capacidade do Pool. Mesmo assim a velocidade de copia e leitura é irritantemente lenta.

Como sou fotografo, os arquivos RAW que movimento entre as estacoes e o NAS sao da ordem de 30MB por arquivo. No inicio eu conseguia trabalhar dentro do proprio NAS. Hoje nao mais, e tenho que traneferir para a estação, para depois voltar ao NAS, o que é altamente improdutivo.

Antes, eu conseguia copiar arquivos de uma estação ao NAS (Segundo o Windows) na faixa de 60MB/s. Hoje nao passa de 11MB/s. Uma pasta pode levar mais de um dia para copiar.

Tudo esta ligado a uma rede GigaLAN.

Alguém sabe como melhorar essa performance sofrível?
 

Seemog

Dabbler
Joined
Mar 15, 2018
Messages
22
Eu acho que tem pouca RAM. O mínimo recomendado é na ordem de 1Gb por cada 1TB de disco. No seu caso daria um mínimo de 12Gb e só tem 8.
Experimente aumentar.

Enviado do meu Redmi 4X através do Tapatalk
 

Regis Manzke

Dabbler
Joined
Mar 31, 2017
Messages
20
Sem sombra de duvidas a lentidão esta relacionada a quantidade de RAM com 12tb no minimo precisaria de 16gb de ram.
Aconselho aumentar a Ram para 16gb no minimo e utilizar um SSD como L2ARC, vai ajudar muito no seu caso que trabalha com arquivos razoavelmente grandes na rede.
 
Status
Not open for further replies.
Top