Requisitos/Duvidas

Status
Not open for further replies.

alvesfnds

Cadet
Joined
May 23, 2015
Messages
4
Boa pessoal, blza?

Novo aqui e com alguns dúvidas, vamos lá.
A empresa na qual eu trabalho apesar de grande, trabalha até hoje com o famoso PC comum que é servidor e nem sequer possui backup. Eles enfim resolveram mudar de ideia e estou com a ideia de colocar 2 servidores no Hyper-V rodando 1 VM cada e mais um servidor rodando o FreeNAS sendo o meu "cluster". Na empresa a contabilidade usa um serviço que roda a partir do SQL Server e os demais um simples Firebird (existe a possibilidade de 39 pessoas acessarem este servidor, mas simultaneamente em um horario único deve ocorrer umas 15), mas que para acesso ao programa, precisam acessar via RDP. Para o SQL eles usam programas locais, mas quero mudar isso pra centralizar tudo, ou seja, programa da contabilidade e do firebird acessados via RDP e cada um no seu servidor físico dentro de uma VM e o uso do cluster é para a alta disponilidade, que será a migração de um servidor ou outro para o que estiver funcionando.

A dúvida é que eu não sei se posso usar o servidor FreeNAS tanto pra ser o servidor de arquivos da rede local quanto para o cluster, tendo 4 HD's de 1TB, sendo 1TB para o Cluster e 1TB para o servidor de arquivos, ambos em Raid1 e usar o iSCSI para o Failover no Windows Server 2012 R2.

Outra dúvida é que fazendo a personalização de um servidor Dell R530 eu só posso escolher uma controladora Raid.

O Cluster ficaria assim:
  • PowerEdge R530
  • Intel® Xeon® E5-2620 v3 2.4GHz, 15M Cache, 8.00GT/s QPI, Turbo, HT, 6C/12T (85W) Max Mem 1866MHz
  • Memória de 16GB RDIMM, 2133MT/s, DR, x4, BCC
  • Controladora RAID PERC H330
  • 4 - 1TB, 7.2K, RPM, SATA, 6Gbps, 3.5in Hot-plug Hard Drive
  • On-Board Broadcom 5720 Quatro Portas, 1Gb, LOM
Existe a opção de adicionar estas controladoras:
  • Adaptador RAID PERC H830 para JBOD Externo, 2GB NV Cache
  • Controladora Externa HBA SAS 12Gbps
Seria a solução uma controladora externa ou eu poderia entrar em contato com a Dell e ver a possibilidade de adicionar mais uma PERC h330?

Me desculpem a quantidade de dúvidas, mas é que realmente estou tendo dificuldade de achar material pra esse tipo de assunto.

Agradeço desde já.
 

Trapizomba

Dabbler
Joined
Mar 23, 2015
Messages
24
Bem vindo!

Não tenho muita experiência em FreeNAS e nunca administrei um em ambiente corporativo....

Porém antes de me decidir em montar um NAS "caseiro", pesquisei bastante sobre RAID e ZFS.

O que eu achei em várias fontes, resumidamente, foi:

Não utilizar RAID por hardware, pois é um ponto de falha crítico, já que se sua controladora queimar ou der algum problema você só conseguiria fazer o resilver de seus discos com uma nova controladora idêntica à antiga. E com o passar dos anos a tendência é que controladoras sejam descontinuadas e você teria que comprar uma usada e cá entre nós: no Brasil além de ser difícil de encontrar hardware "legado" quando encontramos vendem com preço "dos zoi da face"...

Hoje os processadores têm velocidade (ou poder de processamento) suficiente para gerenciar RAID por software.

Não me aventurei a pesquisar compatibilidade/drivers do FreeBSD/FreeNAS com controladoras RAID.

Como seu server vai ter 4 discos e o FreeNAS utiliza um disco exclusivamente para o SO, seu servidor só teria disponível para uso 3 HDDs...

Dê uma pesquisada melhor sobre vantagens e desvantagens de RAID por software e por hardware e veja qual se adequaria melhor à sua necessidade.

Espero ter ajudado em alguma coisa...

Abs!


Enviado do meu iPad usando Tapatalk
 

Ericloewe

Server Wrangler
Moderator
Joined
Feb 15, 2014
Messages
20,194
O Cluster ficaria assim:
  • PowerEdge R530
  • Intel® Xeon® E5-2620 v3 2.4GHz, 15M Cache, 8.00GT/s QPI, Turbo, HT, 6C/12T (85W) Max Mem 1866MHz
  • Memória de 16GB RDIMM, 2133MT/s, DR, x4, BCC
  • Controladora RAID PERC H330
  • 4 - 1TB, 7.2K, RPM, SATA, 6Gbps, 3.5in Hot-plug Hard Drive
  • On-Board Broadcom 5720 Quatro Portas, 1Gb, LOM
Existe a opção de adicionar estas controladoras:
  • Adaptador RAID PERC H830 para JBOD Externo, 2GB NV Cache
  • Controladora Externa HBA SAS 12Gbps
  • A Perc H330 é uma péssima escolha, por várias razões. Os controladores SAS que funcionam bem com o FreeNAS são os LSI SAS 2008 e 2308 - algumas placas que os usam são, por exemplo, as LSI SAS 9211, SAS9207 SAS 9240 (estas precisam de um crossflash, mas são interessantes se forem mais baratas).
  • A placa de rede é invulgar. Para 1Gb/s, as placas Intel são a única solução que se preze
O FreeNAS pode servir como servidor CIFS/AFP/NFS e, simultaneamente, iSCSI (com outros dados, naturalmente). No entanto, o iSCSI tem requisitos maiores - especialmente em termos de espaço livre em disco (recomenda-se 50%).
Eu recomendaria pools separados para as duas aplicações (pode ser o mesmo servidor). Quanto mais RAM melhor, também.
 

alvesfnds

Cadet
Joined
May 23, 2015
Messages
4
Não utilizar RAID por hardware, pois é um ponto de falha crítico, já que se sua controladora queimar ou der algum problema você só conseguiria fazer o resilver de seus discos com uma nova controladora idêntica à antiga. E com o passar dos anos a tendência é que controladoras sejam descontinuadas e você teria que comprar uma usada e cá entre nós: no Brasil além de ser difícil de encontrar hardware "legado" quando encontramos vendem com preço "dos zoi da face"...

Hoje os processadores têm velocidade (ou poder de processamento) suficiente para gerenciar RAID por software.

Não me aventurei a pesquisar compatibilidade/drivers do FreeBSD/FreeNAS com controladoras RAID.

Como seu server vai ter 4 discos e o FreeNAS utiliza um disco exclusivamente para o SO, seu servidor só teria disponível para uso 3 HDDs...

Dê uma pesquisada melhor sobre vantagens e desvantagens de RAID por software e por hardware e veja qual se adequaria melhor à sua necessidade.
Obrigado, Trapizomba e Ericloewe.

Dei uma lida sobre RAID e ZFS e devo usar 2 HD's de 1TB para o Cluster em RAID por software mesmo. RAID-Z (Raid5) ou RAID ZFS Mirrored (é o famoso RAID 1, mas não achei uma definição para o RAID ZFS com espelhamento (se souberem como se define, por favor)) e quanto ao armazenamento para o sistema, pretendo usar um SSD ou mesmo um pendrive, igual ao exemplo do Rafael da Cooperati, que alias, resolvi usa o FreeNAS por conta desse vídeo, https://www.youtube.com/watch?v=eXVIrzO_kGA.

Eu resolvi mudar o esquema e usar o FreeNAS somente para o Cluster e subir 2 VM's na máquina que teria menos acesso, sendo um, o servidor SQL e a outra VM o AD DC, e outro o servidor com mais 2 VM's, sendo um o servidor de TS rodando o Firebird e outra VM rodando o servidor de arquivos. A medida que eu vá pegando experiência com o ambiente eu vou pesquisando mais e aprendendo sobre o assunto e talvez mude a estrutura, mas o mais provável é que eu vá deixar assim mesmo, pois acho que deve ficar mais fácil usar o próprio Windows para o servidor do que me embananar com o FreeNAS em uma estrutura comercial.

Opiniões sobre as mudanças?
 

Ericloewe

Server Wrangler
Moderator
Joined
Feb 15, 2014
Messages
20,194
Não há nenhum termo específico para o equivalente do ZFS ao RAID1, o que é algo infeliz. Geralmente diz-se só mirrors.
RAIDZ1 é capaz de ser má opção (para começar, porque precisa de pelo menos três discos), quanto muito o RAIDZ2 faria mais sentido. Um mirror de dois discos também funciona.
 

alvesfnds

Cadet
Joined
May 23, 2015
Messages
4
Não há nenhum termo específico para o equivalente do ZFS ao RAID1, o que é algo infeliz. Geralmente diz-se só mirrors.
RAIDZ1 é capaz de ser má opção (para começar, porque precisa de pelo menos três discos), quanto muito o RAIDZ2 faria mais sentido. Um mirror de dois discos também funciona.
Eu também achei isso meio estranho. Farei isso então. Subirei de 1TB para 2 HD's de 2TB em "mirrors", rs.
Obrigado pessoal e caso eu conclua esse projeto - já que ainda é só um projeto - eu posto tudo aqui pra concluir o tópico.
 

alvesfnds

Cadet
Joined
May 23, 2015
Messages
4
Pessoal, vocês sabem me dizer se eu posso pegar 2 HD's de 1 TB em Mirrors, particionar e usar cada partição de 500GB para 2 servidores Hyper-V e dentro do V eu setar o uso pra cada VM?
 

Ericloewe

Server Wrangler
Moderator
Joined
Feb 15, 2014
Messages
20,194
Pessoal, vocês sabem me dizer se eu posso pegar 2 HD's de 1 TB em Mirrors, particionar e usar cada partição de 500GB para 2 servidores Hyper-V e dentro do V eu setar o uso pra cada VM?
É possível ter um número essencialmente ilimitado de volumes iSCSI exportados, mas a performance já será fraquinha para um único só com dois discos. É recomendável ter vários pares (ou grupos maiores) de mirrors. O iSCSI é mesmo o uso mais pesado que se pode dar ao ZFS.
 
Status
Not open for further replies.
Top