Bootando pelo USB

Status
Not open for further replies.

Bruno Scota

Cadet
Joined
Sep 18, 2013
Messages
9
Pessoal, preciso de uma opinião de vocês. Estou configurando um ambiente para armazenamento de backups de VMware. Minha intenção é configurar um servidor hp proliant dl380 com 4 discos de 1Tb, utilizando o Freenas, entretanto, não quero gastar um dos discos para o SO do Freenas, gostaria de bootar o SO pelo USB. A minha pergunta, é para vocês, que já são experientes nisso, é seguro configurar o FreeNas para bootar pelo USB? as chances de dar problema são maiores do que estando instalado em um HD? Por questões de segurança, o servidor ficará dentro de um Rack fechado e dentro de um datacenter. Além disso, pensei em adicionar um segundo pendrive ao servidor para trabalhar como "backup", em caso de falha, eu faço upload do arquivo de configuração para este, e mudo a ordem de boot da BIOS.

O que vocês acham?

Muito obrigado!!
 
Joined
Sep 10, 2013
Messages
4
Tenho duas instaladas dando boot pela USB sem problemas, a unica recomendação para evitar problemas com os " desastrados e curiosos" o pen drive que coloquei é aquele micro que ao instalado quase não aparece.
A probabilidade do HD dar problema é maior que o Pendrive
 

Bruno Scota

Cadet
Joined
Sep 18, 2013
Messages
9
Olá Jucelino, muito obrigado pela sua resposta. Farei isso mesmo, vou utilizar 2 pendrives Sandisk cruzer Fit de 8Gb.

Quanto a rede, você já teve algum problema? mapeamento ISCSI, algo do gênero?

Obrigado.
 
Joined
Oct 22, 2013
Messages
3
Estou testando o FreeNAS na empresa onde trabalho para uma futura implantação.
Até agora tive um bom desempenho com iSCSI.

Intel Core I3
2 GB de Ram
2 x HD de 500 TB - RAID1
1 x Pendriver Sandisk Cruzer Fit 8GB
1 x Placa de Redes 10/100/1000 MB
 
Joined
Sep 10, 2013
Messages
4
Muito bom , com qualquer tipo de arquivo ? Vc esta usando o proprio copy do Windows para copiar ou algum programa mais expecifico?
Você teria um passo a passo para configurar o iSCSI na storage e no Windows?
Abração

Montei uma para mim exxe final de semana com:
04 Discos de 500GB RaidZ, apenas habilitei o CIFS
Placa Gigabyte GA-B75M-D3H
16GB - DDR3
1 x Pendrive Sandisk Cruzer Fit 8GB
02 placas de rede 10/100/1000 MB, mas só estou usando uma , estou esperando chegar 01 Switch Netgear GS108T-200NAS ProSafe 8-Port Gigabit Smart Switch, para poder usar as duas placas de rede em modo link agregation
 
Status
Not open for further replies.
Top