Dúvidas Iniciação FreeNas

Status
Not open for further replies.

Dalencar

Cadet
Joined
Nov 26, 2015
Messages
1
Boa tarde pessoal, tudo bem?
Estou querendo montar um NAS, tenho uma empresa de foto e filmagem para casamentos, e tenho consumido em média de 15 a 20tb por ano em arquivos! O ano está acabando e meu NAS atual é um ASustor Server de 4hds de 5tb e utilizo ele em Raid 5. Ao pesquisar outras soluções achei o Freenas bem interessante, ainda mais depois que vi a empresa Atrelada ao Freenas que vende os Hardwares e os clientes que atendem, fiquem bem mais seguro com isso.
Mas enfim, minhas dúvidas são algumas.
- Estou para montar um pc com processador amd e placa mãe socket AM3+ alguém sabe se funciona normal os controladores da placa que tem no total de 6!
- Pretendo colocar4 ou 5 hds de 8tb cada um, alguem sabe se preciso utilizar uma placa controladora para os mesmos, ou ambos ligados na placa mãe direto já vai funcionar no FreeNas?
- Estava vendo também em relação a memória, onde para se ter um desempenho bem interessante, ideal ter 1gb de ram para cada terabyte, e que se for trabalhar com o sistema de arquivos ZFS o ideal é que as memórias sejam ECC para correção de bits para operar corretamente, alguém sabe se isso procede?
- Referente a marcas e modelos de hds, estava vendo um da Seagete da Serie Archive que é próprio para utilização em NAS, alguém conhece?
- Estarei testando em uma VM no meu computador a instalação do Freenas, e gostaria de saber, se realmente consigo instalar o sistema no pc que irei montar mas para não perder uma entrada de hd instalarei no pendrive, tem algum específico de velocidade e seguro para não corromper o sistema?
- Por acaso alguém já trabalhou no sistema de arquivos ZFS com Raid 5 e um dos hds deu problema e se foi fácil reaver os arquivos perdidos, ou se isso ocorre automático, só arrancar o hd com problemas e subistituir e o sistema já volta normal?
Bom pessoal, desculpe tantas perguntas, é que aqui foi o único lugar que achei para retirar essas dúvidas!
Desede já muito obrigado!
 
Status
Not open for further replies.
Top