Requisitos de Hardware/ Duvidas inicias

Status
Not open for further replies.

Felipe Vaz

Cadet
Joined
Oct 10, 2014
Messages
1
Olá pessoal, boa tarde!

Sou novo aqui no fórum e também no FreeNAS.
Estou querendo montar um server em casa, apenas para livrar o PC de muitos arquivos. Iria salvar: fotos, musicas, videos e arquivos em geral. Apenas 4 pessoas teriam acesso, que são as pessoas que residem em casa e não teria acesso simultâneo.

A minha duvida quanto ao hardware é: qual o hardware recomendado para montar o FreeNAS?
Tenho um Processador Pentium 4 com 1 Gb de RAM parado em casa, porem a placa mãe não tem suporte a HDs Sata. Se eu usar um adaptador pada o HD, perderia velocidade na transferência? O hardware que tenho é suficiente ou preciso melhorar em algo?

Outra duvida é quanto a estabilidade do FreeNAS. É obrigatório a realização de um backup, ou posso não fazer?
Pergunto isso, pois tenho apenas um HD de 1 Tb que pretendo utilizar para armazenamento.


Conto com a ajuda de vocês!!

Desde já, muito obrigado!!!
 

Ericloewe

Server Wrangler
Moderator
Joined
Feb 15, 2014
Messages
20,194
O hardware não é minimamente adequado.

O mínimo seguro são 8GB de RAM, para começar. De resto, um Pentium 4 seria demasiado lento para ser útil - muitos computadores assim tão antigos simplesmente nem funcionam com o FreeNAS. É também fortemente recomendado o uso de RAM ECC.

Utilizar só um disco não é seguro em caso algum, visto que não há qualquer redundância e o mínimo erro compromete os dados todos. Todos os sistemas de armazenamento necessitam de backups.
 
Status
Not open for further replies.
Top