Novato Criando um NAS com FreeNAS

Status
Not open for further replies.
Joined
Dec 11, 2017
Messages
3
Bom Dia,

Nosso trabalho com fotografia produz uma imensa quantidade de arquivos, então precisamos de uma forma de centralizar o armazenamento com o máximo de facilidade e segurança e fazer backup dos mesmos. Já instalei ubuntu server em vps e sou usuário mediano de Linux, digo isso para não passar como um total iniciante. A verdade é que já baixei a iso do FreeNAS 11 e ... não sei o que esperar e quais seriam as melhores práticas. Esse servidor seria acessado por máquinas Windows 10 e Android (Smartphones). O hardware disponível para tal seria um Core 2 Quad, placa mãe da Gigabyte EP41-UD3L. Como podem ver, quero criar um NAS doméstico. Agradeço sinceramente quem possa me ajudar com direção a ser tomada. Enquanto isso irei instalando na máquina virtual.
 

tomazini

Dabbler
Joined
May 10, 2016
Messages
12
Olá!
Dá uma vista de olhos nessas recomendações.
Recomendação de Hardware
pdf

O requisito mais básico é a memoria 8Gb no mínimo e depois 1Gb por 1TB de preferência ECC. De seguida os disco e a rede.
Talvez primeiro tenhas que definir o tipo de utilização (backups, streaming, storage), numero de utilizadores em simultâneo,redundância, e importante espaço necessário contando com a previsão de crescimento de espaço ocupado.

Não se ajudo, mas penso que isto será o básico a saber.
 
Status
Not open for further replies.
Top