Travamento FreeNAS ao mover Diretórios entre HDs do servidor sem Gerar Erro

Status
Not open for further replies.
Joined
Feb 14, 2018
Messages
1
Boa tarde pessoal.
Sou novo no fórum e se não for o local adequado para esse post, por favor, me perdoem e me orientem a como corrigir.
Também não tenho muito conhecimento em storage, programação ou mesmo Linux.
Montei um pequeno servidor aqui em casa apenas para centralizar e compartilhar arquivos de áudio, vídeo e documentos diversos, na pequena rede que montei aqui em casa com 6 computadores.
Montei ele a mais de 2 anos e fiquei um bom tempo com ele parado sendo usado esporadicamente.
O Servidor é um Core 2 Duo com 8 GB de RAM e esta com 2 HDs de 500 GB (espelhado) e mais 2 HDs de 500 GB, possuindo portanto 3 compartilhamentos, o sistema esta instalado em um Pen Drive de 4GB original HP e foi usado o FreeNAS 9.
Ele sempre funcionou normalmente e recentemente um dos HDs apresentou problemas e ai que percebi o problema em questão.
Ao tentar mover diretórios de um HD para outro (nem sendo utilizado o HD que apresentou problema que já foi ate substituído) o FreeNAS simplesmente para, perdendo a comunicação na transferência e pela pagina Web de seu gerenciamento também e ao verificar no monitor conectado ao servidor ele apresentou um erro de STOP PANIC e mais nada, aparece 2 linha de erro.
No log de erros não aparece nada e para resetar ele, tenho que desligar pelo cabo de força pois não aceita nenhum comando.
OS diretórios são grandes alguns com mais de 6 GB e mesmo movendo apenas um por vez apresenta este erro.
Também já fiz testes com refrigeração, temendo ser problema de super-aquecimento, porem mesmo com boa ventilação (ambiente com ar-condicionado e até ambiente aberto, arejado com ventilador no micro sem tampas laterais), ele apresenta o erro
Se for copiado poucos arquivos por vez ele não apresentou erro (pelo menos nos testes que fiz).
Pesquisei um pouco e em alguns fóruns li que 8 GB é o minimo que o FreeNAS roda, até então ele estava com 4 GB mas mesmo aumentando para 8 GB o problema persistiu.
Será que isto é problema de Hardware? Pode ser falta dele ou algum problema físico?
Na época em que montei ele utilizei esta configuração devido as informações de que o FreeNAS podia rodar em hardware antigo e como possuía este micro (Core 2 Duo) parado resolvi reaproveitar ele.
Será que alguém poderia me ajudar?

Desde já agradeço.
 
Last edited by a moderator:

wblock

Documentation Engineer
Joined
Nov 14, 2014
Messages
1,506
Por favor, poste a mensagem de erro exata. Um Core 2 Duo tem idade suficiente para poder ter também problemas de hardware, como a fonte de alimentação ou a falta de memória sob carga.
 
Status
Not open for further replies.
Top