São boas práticas no FreeNAS utilizar controladora RAID, discos SAS e boot pelo pen drive?

Status
Not open for further replies.

camaral_sp

Cadet
Joined
Feb 20, 2015
Messages
4
Pretendo trocar o Servidor de arquivos Windows de uma empresa com 400 usuários pelo FreeNAS. Preciso principalmente de performance. Tenho intenção de comprar um servidor DELL com 16GB RAM, 8 HDs SAS de 15.000 rpm e controladora RAID de 2 núcleos e 1GB de cache, porém lendo alguns documentos na Internet parece que controladoras RAID com ZFS causam problemas e perdas de arquivos.

O potencial dessa controladora RAID será realmente aproveitada pelo FreeNAS utilizando ZFS?
Os discos SAS me darão melhor performance do que discos SATA?
É verdade que o ideal é deixar o servidor bootar o FreeNAS por um pen drive e deixar os HDs para armazenar somente os arquivos mesmo sendo um cenário de uso corporativo?

Vocês conhecem algum site em português onde eu possa me profundar mais sobre o assunto para implementar o FreeNAS da melhor maneira possível? Meu principal receio é trocar um servidor que nunca deu problemas por um que possa perder dados por uma implementação errada que eu venha cometer.

Obrigado.
 

Ericloewe

Server Wrangler
Moderator
Joined
Feb 15, 2014
Messages
20,194
Pretendo trocar o Servidor de arquivos Windows de uma empresa com 400 usuários pelo FreeNAS. Preciso principalmente de performance. Tenho intenção de comprar um servidor DELL com 16GB RAM, 8 HDs SAS de 15.000 rpm e controladora RAID de 2 núcleos e 1GB de cache, porém lendo alguns documentos na Internet parece que controladoras RAID com ZFS causam problemas e perdas de arquivos.

Exactamente.

O ZFS precisa de acesso directo aos discos - o que é impossível com a maioria dos controladores de RAID. O que é aceitável é um HBA sem funções de RAID, como um LSI SAS 9211 ou 9207. Uma alternativa é um controlador RAID que possa ser convertido em HBA, como o IBM M1015 ou LSI SAS 9240.

Os discos SAS me darão melhor performance do que discos SATA?

15 000 RPM de certeza. Mas não fará mais sentido usar SSDs e/ou discos mais lentos?



É verdade que o ideal é deixar o servidor bootar o FreeNAS por um pen drive e deixar os HDs para armazenar somente os arquivos mesmo sendo um cenário de uso corporativo?
Em ambientes empresariais, eu sugiro dois SSDs pequenos e baratos (~64GB) - as pen drives falham bastante, o que pode ser chato, mesmo com várias em mirror.


Infelizmente, não há muito material em português por aí. No fórum lá vou traduzindo uma coisa ou outra (estou a traduzir o guia do ZFS para o FreeNAS, mas ainda demora), mas também não serve de muito. Uma possibilidade seria falar com a iXSystems e ver qual o preço deles para um servidor para o uso desejado.
 

camaral_sp

Cadet
Joined
Feb 20, 2015
Messages
4
Agradeço a dica da iXSystems e da controladora, mas como trata-se de um órgão público municipal é muito difícil conseguir a compra de peças isoladas e de empresas que queiram participar de licitações para a compra de eqptos. Nesse caso, o hardware deve vir completo o que acaba me limitando e como base estou escolhendo um DELL PowerEdge 530 com controladora PERC H330. Após suas orientações fiz algumas pesquisas e parece que os SSDs são mais rápidos ainda que o SAS 15.000 RPM (preciso de performance). Pretendo montar a configuração abaixo:
  • 2 SSDs de 64GB espelhados pelo ZFS;
  • 3 SSDs de 1TB em RAIDZ1;
Quanto a controladora RAID PERC H330 há algum problema em relação a utilização do ZFS? Ela fornece suporte a "Pass-Thru" (modo JBOD) que pelo que entendi é compatível com a utilização do ZFS.

Pretendo armazenar log (ZIL) e cache (L2ARC) no HD de sistema de 64GB. Esse espaço é o suficiente?
 

Ericloewe

Server Wrangler
Moderator
Joined
Feb 15, 2014
Messages
20,194
A Perc talvez dê, mas tem de ser a versão HBA e não uma das com hardware RAID.

Quanto à "mistura" de sistema, L2ARC e SLOG, isso não é possível e seria má ideia.

Com 16GB de RAM, L2ARC é para esquecer completamente (só faz sentido a partir dos 64GB, e nem sempre).

SLOG é conforme necessário, de acordo com a carga de trabalho. O factor limitante é a performance do disco, não a capacidade.
 
Status
Not open for further replies.
Top