Servidor FreeNas lento.

Status
Not open for further replies.

Ericloewe

Server Wrangler
Moderator
Joined
Feb 15, 2014
Messages
20,194
Boa tarde

Meu Freenas:

CompilaçãoFreeNAS-9.2.1.7-RELEASE-x64 (fdbe9a0)
PlataformaIntel(R) Xeon(R) CPU E5-2609 v2 @ 2.50GHz
Memória8136MB
Hora de SistemaFri Mar 20 14:49:48 BRT 2015
Ligado2:49PM up 121 days, 20:18, 0 users
Carga média0.02, 0.05, 0.01

Está muito muito lento. Esta sendo usado para armazenar imagens de 24 câmeras IP. O compartilhamento esta via CIFS.

Volumes:
volumes.gif


Alguém pode me ajudar?

Com 8GB de RAM é impossível não ser lento.
 

mrkobylarz

Dabbler
Joined
Mar 20, 2015
Messages
17
Bom dia.

Mais a memória esta com 30% de uso. o sistema ta livre. a navegação na webgui ta show sem lagging. só a navegação do CIFS que ta ruim.

Se eu tentar NFS será que melhora?

O que eu poderia fazer para melhorar um pouco?
 

Ericloewe

Server Wrangler
Moderator
Joined
Feb 15, 2014
Messages
20,194
O autotune foi utilizado aí? Se sim, é eliminar todas as configurações que ele fez. E adicionar RAM. 8GB é o mínimo absoluto para o FreeNAS, sem preocupações de performance. Com 24 clientes, eu pensaria em 32GB de RAM.
 

mrkobylarz

Dabbler
Joined
Mar 20, 2015
Messages
17
Autotune está desativado.

Vc acha que é só memória mesmo? este servidor funcionou perfeitamente durante uns 6 meses. Dai semana passada começou com esse travamento nos compartilhamentos.

Terias outro tipo de serviço que utilize menos memoria do que o SMB?
 

Ericloewe

Server Wrangler
Moderator
Joined
Feb 15, 2014
Messages
20,194
Também convém manter o pool a menos de 50% da capacidade. Talvez 80% ainda funcione bem, mas com esta carga de trabalho tenho as minhas dúvidas.

SMB/CIFS não é o problema.
 

mrkobylarz

Dabbler
Joined
Mar 20, 2015
Messages
17
Como eu configuro o pool para esta capacidade?

Vou tentar esta configuração. Mais ja estou passando para o cliente a necessidade de ampliação da memória.
 

Ericloewe

Server Wrangler
Moderator
Joined
Feb 15, 2014
Messages
20,194
Como eu configuro o pool para esta capacidade?

Vou tentar esta configuração. Mais ja estou passando para o cliente a necessidade de ampliação da memória.

Geralmente, recomenda-se que nunca exceda 80% da capacidade total. Com coisas como iSCSI, 50% é mais apropriado. Neste caso, eu diria alguma coisa intermédia. Talvez 65%.
 

Ericloewe

Server Wrangler
Moderator
Joined
Feb 15, 2014
Messages
20,194
Aonde que eu configuro este pool no FreeNas 9?

Estou procurando mais não encontrei nada.

O pool é o volume ZFS. Diga-se de passagem, RAIDZ também vai ser lento e não muito fiável.

Eu recomendo vivamente a leitura do guia escrito pelo Cyberjock (está no meu sig).
 

mrkobylarz

Dabbler
Joined
Mar 20, 2015
Messages
17
Vou ler sim. Em minhas pesquisas jno manual do freenas, fui altamente recomendado a usar o RAIDZ1.

Qual raid vc recomenda?
 

Ericloewe

Server Wrangler
Moderator
Joined
Feb 15, 2014
Messages
20,194
Altamente recomendado o uso do RAIDZ1? Isso é desinformação, infelizmente.

Se o objectivo é guardar dados em segurança, RAIDZ2 ou RAIDZ3.

Se for necessária performance, vários vdevs - o que implica vários conjuntos de mirrors, geralmente.
 

mrkobylarz

Dabbler
Joined
Mar 20, 2015
Messages
17
Pode ser alguma outra coisa? Rebootei o servidor com apenas 8 cameras conectadas à ele e esta ocorrendo o mesmo problema.

Isolei a rede para que outras câmeras não tenham acesso.

Alguma ideia?
 

mrkobylarz

Dabbler
Joined
Mar 20, 2015
Messages
17
Boa tarde.

Alguém tem mais alguma ideia ?

Tentei acessar o servidor só com um computador e mesmo assim ele fica travando.

Quando mando copiar arquivos para dentro de algum diretório ele copia rapidamente. mais quando navego entre uma e outra pasta ou acesso o servidor ele trava e as vezes demora 5 minutos para destravar.

Obrigado
 

mrkobylarz

Dabbler
Joined
Mar 20, 2015
Messages
17
BOM DIA A TODOS.

Seguinte. Conforme me falaram acima, o servidor realmente estava com pouca memória apenas 8 gb.

Comprei e instalei 32 gb de memória compatível com a placa conforme especificação do fabricante.

Mesmo assim a LEITURA dos compartilhamento CIFS esta extremamente lento. Estou armazenando imagens de câmeras IP. A quantidade de arquivos é enorme (mais ou menos 26.000)e de 32 megas a 100 megas cada arquivo.

Segue fotos:
freenas SYS.jpg
freenas top.jpg
:
 

hugovsky

Guru
Joined
Dec 12, 2011
Messages
567
Deve iniciar uma shell no servidor NAS e executar iperf -s. No outro pc, deve fazer download(se for windows) aqui e executar na linha de comandos iperf -c <<NAS ip ou nome>> e publicar aqui o resultado usando a opção CODE para inserir, nas mensagens.

Para apagar a definições do autotune, verifique em sistem-> tunables. deve estar vazio. Mais informação aqui

Já agora, você esta a usar RAIDz1?
 
Status
Not open for further replies.
Top