Servidor FreeNas lento.

Status
Not open for further replies.

fernandorosil

Dabbler
Joined
Sep 29, 2014
Messages
19
Boa tarde, tenho 2 servidores freenas 8.3 na rede, um para arquivos dos usuarios e outro de backup do primeiro. Na semana passada pra cá o servidor que os usuarios acessam diariamente está ficando lento em alguns momentos quando vamos acessar os arquivos. Verificando em Relatorios o campo System Load tá acusando alto consumo no momento da lentidão. Alguem tem alguma ideias de como resolver esse problema?
 

Ericloewe

Server Wrangler
Moderator
Joined
Feb 15, 2014
Messages
20,194
Qual é o hardware? Configuração do armazenamento?
 

fernandorosil

Dabbler
Joined
Sep 29, 2014
Messages
19
Olá Ericloewe, trata-se de um servidor Supermicro; Intel(R) Xeon(R) CPU E5620 @ 2.40GHz; 16GB; 400 GB de hd. Neste server tenho um volumo criado /mnt/Dados e compartilhamento /mnt/Dados; serviços habilitados: AD, CIFS, iSCSI, S.M.A.R.T. e SSH. Os dados são replicados para outro servidor atraves do Rsync Task. Este servidor estava funcionando sem problemas, o problema começou na semana passada.

Grato
 

Ericloewe

Server Wrangler
Moderator
Joined
Feb 15, 2014
Messages
20,194
Qual é a percentagem de espaço em disco utilizado?
 

Ericloewe

Server Wrangler
Moderator
Joined
Feb 15, 2014
Messages
20,194
Na partição dos dados tá com 96% de usado.

Logo vi. A solução é não ultrapassar os 80%. Ainda por cima, ao chegar aos 100% torna-se muito difícil apagar dados para arranjar espaço para mais. Quase impossível até.

Ou seja, adicionar mais armazenamento.
 

fernandorosil

Dabbler
Joined
Sep 29, 2014
Messages
19
Acho muito estranho o fato de estar lento apenas no primeiro servidor, uma vez que o segundo está cheio. Todo caso vou tentar excluir dados dos dois.
 

fernandorosil

Dabbler
Joined
Sep 29, 2014
Messages
19
O pior é que estou excluindo arquivos, mas quando vou verificar o espaço livre não mudou nada! Não entendo o porquê disso.
 

Ericloewe

Server Wrangler
Moderator
Joined
Feb 15, 2014
Messages
20,194
Antes de mais nada, estamos a falar de ZFS ou UFS?
 

fernandorosil

Dabbler
Joined
Sep 29, 2014
Messages
19
ZFS. Demorou, mas começou a aparecer mais espaços livres no hd. No backup quando excluo dados ele mostra a diferença na hora, neste demorou mais tempo. Não sei se é dele mesmo... Bom, o desempenho do servidor deu uma melhorada, não sei se foi por causa das exclusões, estou aguardando mais tempo. Ericloewe, no relatorios do sistema, no gráfico System Load os dados q ue ficam na esquerda, vertical, esse "m" é megabyte? Qual a tradução correta desse gráfico?
 

Ericloewe

Server Wrangler
Moderator
Joined
Feb 15, 2014
Messages
20,194
Não, é um número sem grande significado. A definição é a seguinte:

The system load is defined as the number of runnable tasks in the run-queue and is provided by many operating systems as a one, five or fifteen minute average.

Suponho que o m seja de mega, portanto milhões de tarefas, mas não estou versado nesta componente do FreeNAS.
 

fernandorosil

Dabbler
Joined
Sep 29, 2014
Messages
19
Não, é um número sem grande significado. A definição é a seguinte:



Suponho que o m seja de mega, portanto milhões de tarefas, mas não estou versado nesta componente do FreeNAS.

Beleza! Mas só não entendi pq a medida em que hd vai ficando cheio cresce o numero de tarefas no sistema, causando essa lentidão. Parece que o problema era esse mesmo, deu uma estabilizada no server. Vou aguardar a té amanhã. Vlw!
 

Ericloewe

Server Wrangler
Moderator
Joined
Feb 15, 2014
Messages
20,194
Beleza! Mas só não entendi pq a medida em que hd vai ficando cheio cresce o numero de tarefas no sistema, causando essa lentidão. Parece que o problema era esse mesmo, deu uma estabilizada no server. Vou aguardar a té amanhã. Vlw!

É uma consequência natural do desenho do ZFS e de todos os sistemas Copy-on-Write. Há mais informações por aí.
 

fernandorosil

Dabbler
Joined
Sep 29, 2014
Messages
19
É uma consequência natural do desenho do ZFS e de todos os sistemas Copy-on-Write. Há mais informações por aí.

Ericloewe, realmente o problema era espaço no hd mesmo. Quero lhe agradecer pela dica. Valeu mesmo. Como faço para encerrar este tópico?
 

Ericloewe

Server Wrangler
Moderator
Joined
Feb 15, 2014
Messages
20,194
Ericloewe, realmente o problema era espaço no hd mesmo. Quero lhe agradecer pela dica. Valeu mesmo. Como faço para encerrar este tópico?

É só deixá-lo estar ou escrever [Resolvido] no título ou algo semelhante
 

fernandorosil

Dabbler
Joined
Sep 29, 2014
Messages
19
Ok! Só para registrar, o problema foi sanado depois que o hd chegou em 90%, aproximadamente. Valeu! [RESOLVIDO]
 

mroxa

Cadet
Joined
Oct 9, 2014
Messages
6
Fernando,

Apenas mais uma dica a acrescentar, o ZFS te dá a opção de reservar um espaço no pool para que esta área de 10% não seja utilizada:

zfs set refreservation=40G <pool>
 

mrkobylarz

Dabbler
Joined
Mar 20, 2015
Messages
17
Boa tarde

Meu Freenas:

CompilaçãoFreeNAS-9.2.1.7-RELEASE-x64 (fdbe9a0)
PlataformaIntel(R) Xeon(R) CPU E5-2609 v2 @ 2.50GHz
Memória8136MB
Hora de SistemaFri Mar 20 14:49:48 BRT 2015
Ligado2:49PM up 121 days, 20:18, 0 users
Carga média0.02, 0.05, 0.01

Está muito muito lento. Esta sendo usado para armazenar imagens de 24 câmeras IP. O compartilhamento esta via CIFS.

Volumes:
volumes.gif


Alguém pode me ajudar?
 

mroxa

Cadet
Joined
Oct 9, 2014
Messages
6
Qual RAID está usando e quais tipos de discos (SATA, SAS, Flash)?
 
Status
Not open for further replies.
Top