Backup em HD externo e Abrir em outro Computador

Status
Not open for further replies.
Joined
May 16, 2014
Messages
4
Olá pessoal, tudo bem?

Tenho utilizado freenas como unidade de backup em meu ambiente. Utilizo também um HD externo em determinado período da semana e faço o backup diretamente nele para poder levar a informação para casa.

Quando retiro o HD e reinsiro na rotina seguinte, tenho que reiniciar o Freenas para que ele reconecte o HD. Caso contrário o HD fica com o status "desconhecido".

Existe alguma forma de automatizar isso?

Outra questão é que desejo conferir esse backup em outro computador ex. Ver o conteúdo do HD em uma máquina Windows. Quando conecto o HD em outro micro, ele não reconhece o sistema de arquivos UFS.

Obrigado.

Hugo Golembiewski
 

Ericloewe

Server Wrangler
Moderator
Joined
Feb 15, 2014
Messages
20,194
Antes de mais, um aviso: O FreeNAS 9.2.2 vai deixar de suportar UFS.

Dito isso, o método não é recomendado devido às limitações da interface USB que podem levar à perda de dados. Ler o disco é fácil na maioria dos *nixes, mas no Windows é necessário um driver para UFS (não consigo recomendar nada de concreto, pois não tenho experiência).

Quanto à automatização, quais são os passos seguidos e as mensagens apresentadas, concretamente?
 
Joined
May 16, 2014
Messages
4
Antes de mais, um aviso: O FreeNAS 9.2.2 vai deixar de suportar UFS.

Dito isso, o método não é recomendado devido às limitações da interface USB que podem levar à perda de dados. Ler o disco é fácil na maioria dos *nixes, mas no Windows é necessário um driver para UFS (não consigo recomendar nada de concreto, pois não tenho experiência).

Quanto à automatização, quais são os passos seguidos e as mensagens apresentadas, concretamente?


Olá Ericlo,

Quanto ao método que estou usando, fico curioso. Qual seria a maneira recomendada para automatizar uma cópia externa dos arquivos armazenados no Freenas?

Sobre a automatização, eu retiro o HD e depois reinsiro quando tenho que fazer o backup externo.

Sds,

Hugo
 

Ericloewe

Server Wrangler
Moderator
Joined
Feb 15, 2014
Messages
20,194
Olá Ericlo,

Quanto ao método que estou usando, fico curioso. Qual seria a maneira recomendada para automatizar uma cópia externa dos arquivos armazenados no Freenas?

Sobre a automatização, eu retiro o HD e depois reinsiro quando tenho que fazer o backup externo.

Sds,

Hugo

O método recomendado é ZFS Replication (o sistema de ficheiros mantém uma cópia exacta de si mesmo, local ou remotamente) ou RSync (Sincroização mais tradicional de ficheiros). Em ambos os casos, o destino do backup não é tratado como removível, precisamente porque o FreeNAS não está pensado para uso regular de discos removíveis. Infelizmente não há uma solução geralmente aceite para o problema dos discos externos...
 
Joined
May 16, 2014
Messages
4
O método recomendado é ZFS Replication (o sistema de ficheiros mantém uma cópia exacta de si mesmo, local ou remotamente) ou RSync (Sincroização mais tradicional de ficheiros). Em ambos os casos, o destino do backup não é tratado como removível, precisamente porque o FreeNAS não está pensado para uso regular de discos removíveis. Infelizmente não há uma solução geralmente aceite para o problema dos discos externos...

Ericlo,

Muito obrigado pelos esclarecimentos! Vou mudar de solução, pois dessa forma não me atende. Preciso de um backup externo...pensei em usar o freenas, pois minha rotina de backup é assim:

- Backup incremental de seg-qui (backup para o Freenas)
- Backup Full - Sex a partir de 23h (backup para o Freenas)
- Backup externo: Freenas para HD Externo (sendo feita a cópia do Freenas para o HD externo via USB, sem gerar tráfego na rede durante o sábado e ser armazenado em local remoto no fim do expediente).

Você conhece algum cenário que funcione bem desta forma?

Desde já te agradeço.

Hugo
 

Ericloewe

Server Wrangler
Moderator
Joined
Feb 15, 2014
Messages
20,194
Não, infelizmente o backup centralizado para discos externos não é uma prioridade para a maioria das soluções, portanto é preciso investigar a fundo.

Talvez o Windows Server 2012 tenha a opção de automatizar o processo, mas no pior dos casos também envolve scripts diversos.
 
Joined
May 14, 2017
Messages
1
Boa noite pessoal,
Estou acompanhando a conversa de vocês e já me esclareceu muitas duvidas que tinha, assim como hugo também tinha essa necessidade de hd externo, mas já vi que ele não atende, porem não posso deixar de falar que a ferramenta e fantástica.
Instalei a ferramenta a uns dias e ainda estou me familiarizando, ja criei o servidor de arquivos com dois hd no modelo "Mirror", então automaticamente ja tenho uma copia do primeiro hd no segundo, mas quero ir além, quero ter uma copia semanalmente dos arquivos no hd externo que pode vir a ficar plugado no servidor a todo momento.
Help Pliz
 

Endócrines

Cadet
Joined
Jun 1, 2017
Messages
1
Boa noite,

Pessoal sei que o post é meio antigo, mas vou informar que atualmente tenho o seguinte cenário:

- Backup incremental de seg-qui (backup para o Freenas)
- Backup Full - Sex a partir de 23h (backup para o Freenas)
- Backup externo: Freenas para HD Externo (sendo feita a cópia do Freenas para o HD externo via USB, sem gerar tráfego na rede durante o sábado e ser armazenado em local remoto no fim do expediente).

Como postado acima pelo amigo Hugo, porém a solução que encontrei para este impasse foi simples, como possuo um storage da Iomega de 02 TB.

Fiz o seguinte Storage busca os dados do Free Nas, porém como esse Iomega criei uma rotina que ao plugar um HD externo e pressionar o botão do storage ele inicia o backup. Quando termina com sucesso removo o HD externo para armazenamento em outro local.

Foi desta forma que consegui solucionar no meu caso.
 

cezarq

Dabbler
Joined
Feb 6, 2015
Messages
32
Boa noite,

Pessoal sei que o post é meio antigo, mas vou informar que atualmente tenho o seguinte cenário:



Como postado acima pelo amigo Hugo, porém a solução que encontrei para este impasse foi simples, como possuo um storage da Iomega de 02 TB.

Fiz o seguinte Storage busca os dados do Free Nas, porém como esse Iomega criei uma rotina que ao plugar um HD externo e pressionar o botão do storage ele inicia o backup. Quando termina com sucesso removo o HD externo para armazenamento em outro local.

Foi desta forma que consegui solucionar no meu caso.
Excelente trabalho... Posta o código da rotina!

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk
 
Status
Not open for further replies.
Top