Não gera IP

Status
Not open for further replies.

Edmar

Cadet
Joined
May 4, 2017
Messages
4
Olá , estou com problema
depois que instalo o freenas, ele não gera IP automatico e quando eu crio um e entro pelo navegador ele não acessa, preciso configurar o DNS?
 

melloa

Wizard
Joined
May 22, 2016
Messages
1,749
Não entendo sua pergunta. Gerar IP? Está querendo dizer que a máquina não obtem um IP? Ou voce configura a máquina para obter do DHCP ou configura com um IP fixo.

Veja a configuração da interface e não esqueça do default route.

Caso precise de mais ajuda também forneça a configuração do hardware, incluindo a placa de rede.
 

Edmar

Cadet
Joined
May 4, 2017
Messages
4
Isso, quando termina a instalação ele não obtem um IP fixo, como eu configuro isso?
 

melloa

Wizard
Joined
May 22, 2016
Messages
1,749

Edmar

Cadet
Joined
May 4, 2017
Messages
4
Pentium 4 2,6 GHz
Placa Mãe Gigabyte
1gb de ram ddr2
2 HD de 320gb
Placa de Rede Pci Tp-link Tf-3239dl 10/100mbps Realtek 8139d
 

melloa

Wizard
Joined
May 22, 2016
Messages
1,749
1gb de ram ddr2

O mínimo é 8GB. FreeNAS não rodará nesta configuração de forma estável, portanto não continue. Veja os requerimentos mínimos na sessão de recursos no menu acima do forum.
 

Edmar

Cadet
Joined
May 4, 2017
Messages
4
certo, e como eu resolvo o problema do IP, eu configuro mais nao consigo entrar pelo navegador
 
Joined
Aug 23, 2016
Messages
35
Via console no servidor FreeNAS, você tem a lista de opções que vão desde configurar interface de rede a reiniciar ou desligar o servidor.
A opção 9 é o shell do servidor, quando estiver no shell, digite ifconfig e verifique quais interfaces de rede estão configuradas, no mínimo irá responder a lo, que é a interface de loopback.
Como sua placa de rede é realtek, provavelmente a referência da interface será re0, veja a informação de ip referenciada a esta interface, caso esteja configurada e funcional, este endereço que você irá usar para acessar o servidor.
Para fins de teste, em outro computador, execute o compando ping para o ip do seu servidor FreeNAS e veja se ele responde.
ping ipdoservidor
Recomendo também que de uma lida na documentação.
 

melloa

Wizard
Joined
May 22, 2016
Messages
1,749

melloa

Wizard
Joined
May 22, 2016
Messages
1,749
Pois é. Melhor não usar FreeNAS ou qq coisa com ZFS. Linux e olhe lá... sem gui.
 
Joined
Aug 23, 2016
Messages
35
Creio que não seja um ambiente de produção, provavelmente é o primeiro contato pra ver como a estrutura funciona. Minha primeira experiência foi com 4GB de ram, foi beeeemm complicado rs..
Edmar, aproveitando o contexto, reforço para que você leia a documentação, existem riscos de perda de dados quando utiliza ZFS com baixa disponibilidade de memória RAM.
 

melloa

Wizard
Joined
May 22, 2016
Messages
1,749
Este é o ponto. Vc instala numa máquina com 1gb, tem uma péssima experiencia e abandona.
 
Joined
Aug 23, 2016
Messages
35
Pois é, pra evitar isso que estou reforçando que leia a documentação, quem sabe ele consegue um hardware melhor para avaliar a ferramenta.
 

melloa

Wizard
Joined
May 22, 2016
Messages
1,749
Pois é, pra evitar isso que estou reforçando que leia a documentação, quem sabe ele consegue um hardware melhor para avaliar a ferramenta.

Ok, estamos na mesma pagina.
 
Status
Not open for further replies.
Top