Register for the iXsystems Community to get an ad-free experience and exclusive discounts in our eBay Store.

Espelhamento entre Servidores Freenas

elizandrom

Newbie
Boa Tarde

Gostaria de saber se alguem ja fez espelhamento entre freenas
Tenho um servidor NAS ativo , queria que o mesmo fosse espelhado para outro servidor completamente ou somente os dados e possivel ?????????
Teria algum tutorial

melloa

Dedicated Sage
Leia sobre rsync e zfs send. Com eles voce pode sincronizar dados entre servidores. Ambos estao disponiveis no FreeNAS.

elizandrom

Newbie
Obrigado REGIS , Vou tentar
Mello, tentei o rsync mas não obtive sucesso, o serviço inicia, mas não consigo fazer a copia

Regis Manzke

Junior Member
Veja la tem vários manuais de como fazer, eu achei muito simples e muito mais rápido que o rsync

melloa

Dedicated Sage
Obrigado REGIS , Vou tentar
Mello, tentei o rsync mas não obtive sucesso, o serviço inicia, mas não consigo fazer a copia
Interessante. Olhou os logs para ver o que esta acontecendo?

Endrigo

Newbie
Eu consigo replicar dataset de um FreeNAS 'origem' para outro 'destino'. Criei a rotina de snapshot do volume/dataset em questão e configurei a tarefa de replicação. Deixa o SSH escutando em um NIC dedicada somente para isso e fiz link direto entre os 2 FreeNAS. Até ai tudo certo, replicando normalmente conforme meus agendamentos nas tarefas de replicação. Funcionando 100%, dados íntegros e acessíveis no 'destino'.

Agora tenho outro volume, um dispositivo zVOL (conectado via iSCSI ao servidor Windows com dados armazenados). Fiz o mesmo procedimento no FreeNAS (snapshot + tarefa de replicação) neste zVOL. Porém, os dados não são replicados.

Quando monto a unidade iSCSI configurada no servidor de 'destino' para tentar acessar os dados, não consigo enxergar unidade no Windows.
=> dentro das configurações do iSCSI, na aba EXTENTS é apresentado 2 dispositivos:

- volume/dados/dados (10GiB) => este funciona
- volume/dados/dados (10GiB)@auto20-200055234-.1515-5d (10Bib) [ro] => este não aceita, informando que não encontra o caminho.

Ao ligar o serviço de iSCSI utilizando o primeiro EXTENT, não há erros FreeNAS.
Ao conectar este iSCSI ao Windows, a unidade é reconhecida c/um disco de 10GB, porém inacessível, informando erro de E/S ao adicionar o disco. Não é possível acessar ou manipular esta unidade.

Alguma ideia?
Desconfio que a rotina de SNAPSHOT do dispositivo zVOL na 'origem' não funciona, visto que não é um DATASET, e sim um dispositivo.
Há alguma forma de replicar um zVOL de uma 'origem' para um 'destino'? ...[neste contexto, utilizando 2 servidores FreeNAS com uma NIC dedicada em ambos 'link direto entre os 2 servidores'].