Construindo meu Primeiro Servidor FreeNAS ( Duvidas de Hardware)

Status
Not open for further replies.
Joined
Sep 28, 2016
Messages
7
Boa noite amigos da comunidade, primeiramente gostaria de agradeçer a atenção de todos.

Venho atraves deste post tirar algumas duvidas com vcs.
A ideia é construir um freeNAS para que seja utilizado por ISCSI e rode nesse 4 VMs para que possa retirar essa VMS do meu atual storage no host da VMWARE.

A primeira duvida é a seguinte. É realmente possivel construir um hardware solido e confiavel com o FREENAS e que custe MENOS que um storage de MARCA ?

Caso a resposta seja sim, utilizaria hardware da SUPERMICRO?

QUAL o hardware eu utilizaria para construir um storage com 2x Discos Seagate Enterprise de 10TB de armazenamento cada ( ficarão em raid 1 ).
Pelo que entendi eu instalo o FREENAS em um pendrive? É isso mesmo? Nao preciso de um HD para instalar o FREENAS? Caso coloque um SSD para isso, teria alguma melhora em performace?

Depois da construção desse storage, eu iria ter uma boa performace com as minhas VMS?

Aceito todas as opcoes e dicas..

Obrigado mais uma vez..

ATT Pedro
 

melloa

Wizard
Joined
May 22, 2016
Messages
1,749
Boa noite amigos da comunidade, primeiramente gostaria de agradeçer a atenção de todos.

Venho atraves deste post tirar algumas duvidas com vcs.
A ideia é construir um freeNAS para que seja utilizado por ISCSI e rode nesse 4 VMs para que possa retirar essa VMS do meu atual storage no host da VMWARE.

Existem diversas escolas pelo mundo à fora. Eu, por exemplo, prefiro usar FreeNAS como um NAS e meus servidores em uma máquina para tal. Outros usam uma máquina para ambos. Como iXsystems está trabalhando numa nova versão do FreeNAS e muitas funções novas estão sendo incorporadas, talvéz seja uma boa política aguardar para tomar este passo tão drástico quando versão 10 esteja disponível para uso em produção.

Outros podem opinar e ter um pensamento diferente, mas isso é normal.

}A primeira duvida é a seguinte. É realmente possivel construir um hardware solido e confiavel com o FREENAS e que custe MENOS que um storage de MARCA ?[/QUOTE said:
Não tenho a menor dúvida quanto a isso.

Caso a resposta seja sim, utilizaria hardware da SUPERMICRO?

Para sua aplicação, diria sim. Dê uma olhada nestes artigos:

Recomendação de equipamento por @cyberjock https://forums.freenas.org/index.php?threads/hardware-recommendations-read-this-first.23069/
Tipo de memória (ECC/non-ECC), também por @cyberjock https://forums.freenas.org/index.php?threads/ecc-vs-non-ecc-ram-and-zfs.15449/

QUAL o hardware eu utilizaria para construir um storage com 2x Discos Seagate Enterprise de 10TB de armazenamento cada ( ficarão em raid 1 ).

O hardware recomendado acima. Dois discos em RAID1? Acho arriscado. Melhor multiple discos em outra configuração que possibilite perda de dois ou mais discos. Lei de Murphy nunca falha.
Dê uma olhada neste artigo do @cyberjock que é muito interessante: https://forums.freenas.org/index.ph...ning-vdev-zpool-zil-and-l2arc-for-noobs.7775/

Pelo que entendi eu instalo o FREENAS em um pendrive? É isso mesmo? Nao preciso de um HD para instalar o FREENAS? Caso coloque um SSD para isso, teria alguma melhora em performace?

FN pode ser instalado em pen drives (eu uso 3 em mirror), HD, etc. Normalmente não se usa HD para "economizar" portas SATA, mas isso depende do usuário. Hoje tem aqueles SDD que vão direto na porta SATA e o preço está baixando, então muita gente está usando e, caso precise de mais portas SATA, uma boa controladora é sempre uma opção. Testei umas IBM seguindo um dos artigos aqui e foi fácil de fazer o re-flash para disativar a função RAID dela.

Performance? Deve ficar melhor, mas nunca testei.

Depois da construção desse storage, eu iria ter uma boa performace com as minhas VMS?

Novamente a palavra chave: Performance.

Tudo depende da carga que voce vai botar na máquina, quantidade de memória, velocidade da CPU, aplicações, etc. Imagine se voce colocar um servidor de mídia que precisa realizar transcodificação e bote um Intel Pentium para roda-lo. Vai ficar uma tartaruga.

Aqui uso duas máquinas. Uma com i5 aonde rodava algums plugins como o Plex, com 32G de RAM e 40 TB (10 x 4TB) HDs. Rodava muito bem. A segunda é apenas usada para copiar os arquivos da principal e tem a mesma configuração, mas um pentium. Funciona que é uma beleza.

Portanto não é uma pergunta fácil de responder.

Aceito todas as opcoes e dicas..

Obrigado mais uma vez..

ATT Pedro

De também uma olhada no artigo de @DrKK sobre custo. É interessante: https://forums.freenas.org/index.ph...ll-a-proper-home-freenas-setup-cost-me.28936/

Boa sorte!
 
Joined
Sep 28, 2016
Messages
7
Boa noite amigo @melloa, agradeço as respostas.

Acredito que qdo vc estava falando sobre os SSD, queria dizer os tipo m.2 , correto?

Sobre motherboard vc ja utilizou as da supermicro?

A respeito do processador, pensei em um e3 , acho q daria e sobraria.

Qual raid vc recomendaria ? 5 ?50?

A respeito de controladoras de RAID, alguma em especifico? Ou arrisco fazer o raid via Softaware direto no FN?

Eu vejo todo mundo utilizando os discos da WD ( modelo red), ninguem utiliza os Seagates Enterprises? Eu particularmente preferia eles por terem o dobro de cache e maiores capacidades , ate 10 tb

Obrigado e tenha uma boa noite
 

melloa

Wizard
Joined
May 22, 2016
Messages
1,749
Boa noite amigo @melloa, agradeço as respostas.

Acredito que qdo vc estava falando sobre os SSD, queria dizer os tipo m.2 , correto?

Sobre motherboard vc ja utilizou as da supermicro?

A respeito do processador, pensei em um e3 , acho q daria e sobraria.

Qual raid vc recomendaria ? 5 ?50?

A respeito de controladoras de RAID, alguma em especifico? Ou arrisco fazer o raid via Softaware direto no FN?

Eu vejo todo mundo utilizando os discos da WD ( modelo red), ninguem utiliza os Seagates Enterprises? Eu particularmente preferia eles por terem o dobro de cache e maiores capacidades , ate 10 tb

Obrigado e tenha uma boa noite

Pedro - Minha opinião é de usúario residencial por apenas um ano e o que leio aqui no forum.

O FN usa uma tecnologia de RAID via software, então usar FN com uma controladora em RAID não é aconselhável pelo que lí.

A turma aqui usa umas IBM M1015 em IT mode. Testei os passos de re-flash em duas que comprei usadas e funcionou muito bem. Dá uma pesquisada neste forum e no do FreeBSD que voce deve achar os passos.

Aconselho você postar suas dúvidas no forum em Ingles, caso não consiga outras informações aqui, para que os usuários mais experientes possam dar melhores informações técnicas, mas pelo que ví WD Red é bem comum aqui, se bem que se costuma fazer o burn dos HDs para certificar-se que são bons, provavelmente devido ao custo diferença parece compensar o MTBF.

Quando ao tipo de configuração de pool, lí uma conversa interesante que toca diversas das suas perguntas, inclusive com referencia a VMs, etc: https://forums.freenas.org/index.ph...d-why-we-use-mirrors-for-block-storage.44068/
 

Ericloewe

Server Wrangler
Moderator
Joined
Feb 15, 2014
Messages
20,194
Acredito que qdo vc estava falando sobre os SSD, queria dizer os tipo m.2 , correto?
Não há nada de errado com os SSDs M.2, mas não valem a pena, na maioria dos casos. Um SSD SATA barato serve perfeitamente. Mesmo pen drives USB funcionam, mas o SSD é mais rápido com updates e outras manipulações dos ambientes (digamos 3 minutos em vez de 45 para fazer um update grande).

Sobre motherboard vc ja utilizou as da supermicro?
São as mais populares para o FreeNAS. Material para ler:
https://forums.freenas.org/index.ph...ed-to-buy-a-supermicro-x10-motherboard….25951
https://forums.freenas.org/index.php?threads/so-you’ve-decided-to-buy-a-supermicro-x11-board.39549/

A respeito do processador, pensei em um e3 , acho q daria e sobraria.
Certamente. Até um i3 chega para muita gente.

A respeito de controladoras de RAID, alguma em especifico?
Nem pensar em HW RAID. Se é para usar o FreeNAS, é para usar o ZFS como deve ser, senão não vale a pena.
Podem-se usar HBAs para ligar mais discos. Qualquer coisa com um controlador LSI SAS 2008 ou 2308 fucnionará perfeitamente (podendo eventualmente necessitar um crossflash para HBA).

Eu vejo todo mundo utilizando os discos da WD ( modelo red), ninguem utiliza os Seagates Enterprises? Eu particularmente preferia eles por terem o dobro de cache e maiores capacidades , ate 10 tb
Se for pela capacidade, tudo bem. De resto não vale a pena.
 
Joined
Jun 16, 2015
Messages
38
Aqui na empresa também estou pensando em usar o freenas como storage, temos um AMD six core com 8Gb de RAM. Estava pensando em colocar a controladora que está no vmware, trocá-la para dentro do freenas com RAID0 pois o grande problema que temos aqui é velocidade de acesso aos discos. fiz um teste certa vez com o próprio backup de uma VM que estava no freenas. Instalei a VM e apontei o VMDK, rodou sem problemas porém não testei com carga normal de trabalho. Sinceramente acho que não e impossível, se tiveres um hardware bom, acho que fica melhor que muita storage. Estive procurando por placas HBA de fibra mas não achei nenhuma que fosse compatível, conversando aqui no site me indicaram as placas ethernet 10Gb Chelsio que de acordo com os comentários é plug and play, lembro isto pois no meu caso, preciso de velocidade e um RAID0 pode passar tranquilamente de 1Gbps, sendo assim só uma FO para dar conta do recado.
 
Joined
Sep 28, 2016
Messages
7
Nem pensar em HW RAID. Se é para usar o FreeNAS, é para usar o ZFS como deve ser, senão não vale a pena.


Entendi, é necessario fazer o raid via software para utilizar o ZFS

Podem-se usar HBAs para ligar mais discos. Qualquer coisa com um controlador LSI SAS 2008 ou 2308 fucnionará perfeitamente (podendo eventualmente necessitar um crossflash para HBA).

Como assim utilizar HBA´s ? Vc diz para conectar o meu host ao storage com o freenas?

A ideia da controladora LSI SAS 2008 ou 2308 seria para ter mais portas para conectar discos?

Agradeço ao esclarecimento mais uma vez..

Obrigado
 

Ericloewe

Server Wrangler
Moderator
Joined
Feb 15, 2014
Messages
20,194

melloa

Wizard
Joined
May 22, 2016
Messages
1,749
Não creio que venha a precisar na minha aplicação residencial, pois optei por um gabinete com 12 espaços para disco e M1015 como controladoras, mas em uma aplicação que requera mais discos, alguma sugestão para o gabinete que teria a bateria de discos? Assumo instalar uma placa com funções HBA no NAS principal e conectar via cabo (ótico?). Algum artigo aqui que possa fornecer maiores informações?
 

Ericloewe

Server Wrangler
Moderator
Joined
Feb 15, 2014
Messages
20,194
Não creio que venha a precisar na minha aplicação residencial, pois optei por um gabinete com 12 espaços para disco e M1015 como controladoras, mas em uma aplicação que requera mais discos, alguma sugestão para o gabinete que teria a bateria de discos? Assumo instalar uma placa com funções HBA no NAS principal e conectar via cabo (ótico?). Algum artigo aqui que possa fornecer maiores informações?
Os chassis Supermicro também têm versões JBOD, sem motherboard, com uma placa pequena para controlar a fonte de alimentação, as ventoinhas e coisas do género. Facilmente se converte um chassis da configuração habitual para JBOD tirando a motherboard, também.

Quanto à interligação, é com cabos SFF-8088 normais, nada de fibra óptica.
 

melloa

Wizard
Joined
May 22, 2016
Messages
1,749
Os chassis Supermicro também têm versões JBOD, sem motherboard, com uma placa pequena para controlar a fonte de alimentação, as ventoinhas e coisas do género. Facilmente se converte um chassis da configuração habitual para JBOD tirando a motherboard, também.

Quanto à interligação, é com cabos SFF-8088 normais, nada de fibra óptica.

10-4. Googling JBOD Supermicro :)
 
Joined
Sep 28, 2016
Messages
7
@Ericloewe , obrigado por esclarecer algumas das minhas duvidas..
Seria dificil encontra no Brasil as placas da serie x11? Procurei aqui em um distribuidor que sou cadastro e não encontrei.
Dei preferencia para uma que ja possuia a controladora LSI SAS 2308 e substitui os meus discos SATA para SAS.

Em relação ao gabinete, peguei um 2U´S com espaço para 8 discos SAS de 3.5"

Esta lendo sobre as memorias e o pessoal nao recomenda as Kingston??

Processador , escolhi o e3-1200 v5, acho q esta de bom tamanho


Em relaçao a conexao com o meu host , vc sugeriu fazer isso via HBA? Qual controladora HBA vc recomendaria que funciona bem com o FREENAS?
 

Ericloewe

Server Wrangler
Moderator
Joined
Feb 15, 2014
Messages
20,194
Seria dificil encontra no Brasil as placas da serie x11?
Não faço ideia...
substitui os meus discos SATA para SAS.
Não vale a pena, geralmente.
Esta lendo sobre as memorias e o pessoal nao recomenda as Kingston??
Não, mas Crucial/Micron, Samsung e Hynix funcionam bem.
Em relaçao a conexao com o meu host , vc sugeriu fazer isso via HBA? Qual controladora HBA vc recomendaria que funciona bem com o FREENAS?
Como disse, qualquer uma com LSI SAS 2008 ou SAS 2308. SAS 3008 também dá, mas não vale a pena só por ser mais recente.
 
Joined
Sep 28, 2016
Messages
7
Como disse, qualquer uma com LSI SAS 2008 ou SAS 2308. SAS 3008 também dá, mas não vale a pena só por ser mais recente.


A minha unica preocupacao é a conexao entre esse storage e o meu host que possui o hypervision da vmware. Essa conexao deveria ser feita por fibra ? Por rede 10 giga?
 

Ericloewe

Server Wrangler
Moderator
Joined
Feb 15, 2014
Messages
20,194
A minha unica preocupacao é a conexao entre esse storage e o meu host que possui o hypervision da vmware. Essa conexao deveria ser feita por fibra ? Por rede 10 giga?
Entre o armazenamento e o servidor onde correm as VMs? Uma ligação ethernet qualquer. Fibra, cobre, isso é à escolha conforme as necessidades.
 
Joined
Sep 28, 2016
Messages
7
Acho q vc nao entendeu a minha pergunta..
As VMS irão ficar nesse storage, entao acredito que a ligaçao entre o meu host que irá gerenciar as VMS ( com o vmware) e o storage com FN deverá ser o mais rapido possivel, para que nao ocorra latencia..

Qual a melhor solucao para o caso acima ?
 

Ericloewe

Server Wrangler
Moderator
Joined
Feb 15, 2014
Messages
20,194
As VMS irão ficar nesse storage, entao acredito que a ligaçao entre o meu host que irá gerenciar as VMS ( com o vmware) e o storage com FN deverá ser o mais rapido possivel, para que nao ocorra latencia..
Certo, mas será sempre Ethernet. 1Gb, 10Gb, 40Gb, cobre, fibra... Isso é à escolha e de acordo com as necessidades e com a instalação actual.
 
Joined
Sep 28, 2016
Messages
7
Concordo, é exatamente ai q eu tenho mais duvida. Precisava de algum case de sucesso para ter base..

Se a latencia ficar alta, o projeto vai fracassar.

:(
 

Ericloewe

Server Wrangler
Moderator
Joined
Feb 15, 2014
Messages
20,194
Diz-se que 10G por fibra óptica tem uma latência um pouco menor que 10GBaseT, mas de resto não há grande diferença.
 

phaa

Cadet
Joined
Apr 26, 2016
Messages
8
bota rede giga mesmo mas ligando duas placas do storage a duas placas do servidor fazendo mpio.
 
Status
Not open for further replies.
Top