Troca de placa mae

Status
Not open for further replies.
Joined
Sep 15, 2016
Messages
6
Boa Tarde!
Gostaria de saber, qual impacto terei ao trocar a placa mae do meu freenas?
Atualmente utilizo 4 discos de 2TB e o sistema/boot roda no pendrive de 16Gb. De memoria RAM tenho 2 x 4 GB DDR3 .
O sistema de arquivo é o ZFS2.

Ao trocar a placa mae, corro o risco de perder meus arquivos que estão no ZFS2?

Obrigado!
 

melloa

Wizard
Joined
May 22, 2016
Messages
1,749
Voce pode importar seu pool em outra máquina, então assumindo voce consiga botar a máquina nova pra funcionar, não deve ter problema. Deve também salvar sua configuração para importar-la na nova máquina no caso de ter que reinstalar o disco de boot. No mais deve ser tão simples como: botar os discos na máquina nova, plugar o USB e ligar a máquina. Boa sorte!
 
Joined
Sep 15, 2016
Messages
6
Desculpe pela demora em responder, mas obrigado MELLOA.

Esqueci de mencionar que eu tenho o PlexMidia instalado no Freenas também. O plexmidia vai funcionar normalmente após a troca da placa mae sem problema nenhum?
Já fiz o backup das configurações.

Resumindo: Então, ao ligar a maquina (já com a nova placa mae instalada), teoricamente, não terei problemas?

Mais uma vez, obrigado!
 
Joined
Aug 23, 2016
Messages
35
O seu FreeNAS esta com ip fixo ou DHCP?
Com a troca da placa-mãe, caso esteja em DHCP, o endereço ip irá mudar, pois o servidor DHCP receberá solicitação de IP através de um novo MAC Address. (Caso esteja também utilizando a placa de rede onboard).
Já troquei de placa e CPU no FreeNas, tudo ocorreu tranquilamente. Precisei apenas reconfigurar as interfaces de rede.
 
Joined
Sep 15, 2016
Messages
6
Boa Tarde Alexandre Almeida.
Está com Ip fixo.
A hr que o sistema subir, os discos serão reconhecidos normalmente? Não precisa importa-los?

Obrigado!
 
Joined
Aug 23, 2016
Messages
35
No meu caso que tenho os discos ligado diretamente à placa-mãe tudo subiu sem precisar de importação. Aqui não uso Raid via Hardware
 
Joined
Sep 15, 2016
Messages
6
Boa Tarde Alexandre Almeida,
Entendi... menos mal entao.
Eu tbm não uso RAID por hardware.
Vou esperar a placa mae chegar, ai qquer coisa eu retorno.
Valeu!
 
Joined
Sep 15, 2016
Messages
6
Boa Tarde!
Desculpe pela demora em responder.. mas a correria ta f****.

Bom, só p/ dar um feedback, deu certo a troca da placa mae...
Dei no botao, a placa mae ja deu boot pelo pendrive e subiu normalmente... Os discos e pool foram reconhecidos sem precisar fazer nenhuma ação.

Agora pretendo colocar + 2 discos de 2 Tb.. É só importar os discos p/ o mesmo pool?

Obrigado!
 
Status
Not open for further replies.
Top