Porque não RaidZ ao invés de RaidZ2

Status
Not open for further replies.
Joined
Sep 18, 2015
Messages
6
Olá,

Estou configurando um volume ZFS e me deparei com a seguinte dúvida
Preciso aumentar meu espaço e resolvi trocar meus discos de 3Tb para discos de 4Tb
Atualmente tenho 12x 3Tb em RaidZ que funcionam bem.
Ao configurar o volume ZFS, o FreeNAS me oferece apenas a opção de RaidZ2 ao utilizar os 12 discos de 4Tb e quando tento forçar para fazer um RaidZ ele me diz que não é aconselhável, pois posso ter problemas de desempenho.
O problema é que 12 x 4Tb em RaidZ2 tem exatamente o mesmo tamanho que 12x 3Tb em RaidZ.
Que riscos eu corro usando RaidZ com os 12 discos de 4Tb para ter o espaço que preciso e porque o sistema oferece essa restrição?
 

Ericloewe

Server Wrangler
Moderator
Joined
Feb 15, 2014
Messages
20,194
Para começar, 12 discos num vdev é excessivo e geralmente desaconselhável, independentemente do nível RIADZn.

Mais importante é o facto de RAIDZ1 com muitos discos grandes ser uma solução muito pouco robusta, que não tolera erros na situação inevitável em que um disco foi à vida e ainda não foi substituído.
 

DrKK

FreeNAS Generalissimo
Joined
Oct 15, 2013
Messages
3,630
Hmmm. I could understand that perfectly. This Portuguese thing is pretty easy! Just make a mix of 65% Spanish, 30% French, 5% random, change all the "tion"s to "ção"s, change the un's to um's, and I think we're there. I'm going to try it. Brazil, here I come!!! I assume "do" is "de o" and "na" is "en a" ? Piece of cake.
 

Ericloewe

Server Wrangler
Moderator
Joined
Feb 15, 2014
Messages
20,194
I assume "do" is "de o" and "na" is "en a" ? Piece of cake.
"em a", with "em" being pretty much equivalent to French "en".
 
Status
Not open for further replies.
Top