[Resolvido] Permissões Compartilhamento

Status
Not open for further replies.

robsonpc

Cadet
Joined
May 24, 2016
Messages
3
Fala pessoal blza?

Estou tentando usar o FNas como disco de um servidor no Hyper-v e sempre que inicio a maquina ou tento criar um novo disco, o Hyper-v me diz que não tem acesso ao disco (FNas). Já liberei acesso total ao system, network e nada. Alguém ja tentou fazer isso? Fazer uma pasta sem permissão, liberado para escrita/leitura?
 

melloa

Wizard
Joined
May 22, 2016
Messages
1,749
Nunca usei hyper-v, mas rodo diversos VMs com acesso ao meu FN via SMB. Diga-se de passagem que todos os VMs são linux, portanto fácilmente configuráveis via mount no fstab. No meu caso foi simplemente usar o mesmo usuário com acesso no FN para mountar os volumes.
 

robsonpc

Cadet
Joined
May 24, 2016
Messages
3
Obrigado pela resposta melloa. Eu li que precisava adicionar o Freenas no domínio mas não tenho certeza se resolveria. Outra questão é que não consigo montar iso armazenado nele. É alguma permissão que ele não está liberando. Tá osso descobrir.
 

Attachments

  • nas.jpg
    nas.jpg
    53.6 KB · Views: 364

melloa

Wizard
Joined
May 22, 2016
Messages
1,749
Obrigado pela resposta melloa. Eu li que precisava adicionar o Freenas no domínio mas não tenho certeza se resolveria. Outra questão é que não consigo montar iso armazenado nele. É alguma permissão que ele não está liberando. Tá osso descobrir.

Infelizmente não tenho experiência com AD. No meu case, workgroup, tenho criado o dataset com permissão para o usuário que quero dar acesso:


upload_2016-6-14_11-1-19.png


E o share é criado com permissões "defaults".

upload_2016-6-14_11-3-8.png


No caso de querer criar um share para acesso público, mudo a permissões na primeira tela em "others" para todo acess, e na segunda tela para permitir gest access.

Sinto não poder ajudar nesse caso.
 

Attachments

  • upload_2016-6-14_11-0-18.png
    upload_2016-6-14_11-0-18.png
    796.3 KB · Views: 449

robsonpc

Cadet
Joined
May 24, 2016
Messages
3
Já descobri como fazer. Cria um novo volume, cria um zvol com tamanho fixo e compartilha ele com iSCSI. Na máquina que vai acessar, configura o disco do freenas pelo iSCSI Iniciator e ativa pelo gerenciador de discos. Voalá, o sistema reconhece como um disco local do servidor mesmo estando na rede. Desempenho muito bom! Obrigado pela ajuda @melloa ! Um abraço!!
 

melloa

Wizard
Joined
May 22, 2016
Messages
1,749
Já descobri como fazer. Cria um novo volume, cria um zvol com tamanho fixo e compartilha ele com iSCSI. Na máquina que vai acessar, configura o disco do freenas pelo iSCSI Iniciator e ativa pelo gerenciador de discos. Voalá, o sistema reconhece como um disco local do servidor mesmo estando na rede. Desempenho muito bom! Obrigado pela ajuda @melloa ! Um abraço!!

Fico feliz que você matou a xarada. Também estou engatinhando com FreeNAS e só uso em minha casa para armazenamento de dados e rodar algums aplicativos, tais como: Samba, Plex, Zoneminder, urbackup e owncloud, o que faz muito bem diga-se de passagem, mas não tive necessidade de apreder além disso.

Forte abraço!
 
Status
Not open for further replies.
Top