Liberação de espaço

Status
Not open for further replies.

fernandorosil

Dabbler
Joined
Sep 29, 2014
Messages
19
Bom dia, um amigo deletou dados do seu servidor freenas 8.3 para liberar espaço, pois o hd está cheio. Mas pra sua surpresa os dados foram apagados, mas não surgiu espaço no hd. O que pode ser isso, alguém te alguma idéia?
 

Ericloewe

Server Wrangler
Moderator
Joined
Feb 15, 2014
Messages
20,194
Se existirem snapshots dos ficheiros apagados, obviamente não será libertado espaço absolutamente nenhum.
 

Ericloewe

Server Wrangler
Moderator
Joined
Feb 15, 2014
Messages
20,194
Para existir um snapahot tem de existir o conteúdo do mesmo. Ou seja, não pode haver nenhum.
 

Ericloewe

Server Wrangler
Moderator
Joined
Feb 15, 2014
Messages
20,194
E


Eu tenho que apagar o único que existe? Fazendo isso, ele não corre o risco de perder os dados da empresa?

Ou quer apagar ou quer guardar, os dois ao mesmo tempo é que é impossível.
 

fernandorosil

Dabbler
Joined
Sep 29, 2014
Messages
19
Ou quer apagar ou quer guardar, os dois ao mesmo tempo é que é impossível.

Este é um servidor de dados. Acontece que o hd estava cheio. Então ele recebeu autorização para apagar alguns conteúdos. Ao tentar apagar esses dados ele percebeu que, embora os dados fossem apagados, não surgiam espaços no hd.
 

Ericloewe

Server Wrangler
Moderator
Joined
Feb 15, 2014
Messages
20,194
Este é um servidor de dados. Acontece que o hd estava cheio. Então ele recebeu autorização para apagar alguns conteúdos. Ao tentar apagar esses dados ele percebeu que, embora os dados fossem apagados, não surgiam espaços no hd.
Se estiver tudo num só snapshot, não há nada a fazer. É esperar que expire naturalmente, eliminá-lo manualmente (e perder as versões antigas) ou adicionar armazenamento.
 

fernandorosil

Dabbler
Joined
Sep 29, 2014
Messages
19
Se estiver tudo num só snapshot, não há nada a fazer. É esperar que expire naturalmente, eliminá-lo manualmente (e perder as versões antigas) ou adicionar armazenamento.

Existiam 2 snapshots, mas deletamos 1 ontem, ficando apenas 1. Esperar o quê expirar? Apagar este único que existe prejudicaria em alguma coisa?
 

Ericloewe

Server Wrangler
Moderator
Joined
Feb 15, 2014
Messages
20,194
Existiam 2 snapshots, mas deletamos 1 ontem, ficando apenas 1. Esperar o quê expirar? Apagar este único que existe prejudicaria em alguma coisa?
Perde-se o estado antigo do dataset (aquando da criação do snapshot). Os dados actuais ficam na mesma.
 

fernandorosil

Dabbler
Joined
Sep 29, 2014
Messages
19
Perde-se o estado antigo do dataset (aquando da criação do snapshot). Os dados actuais ficam na mesma.

Isto significa que se algum dado for deletado eu não consigo recuperá-lo (pois não haverá mais cópia de sombra (snapshots), mas todos os dados existentes hoje no servidor continuam íntegros? É isso mesmo? E quanto à questão do espaço no servidor, será solucionado?
 

Ericloewe

Server Wrangler
Moderator
Joined
Feb 15, 2014
Messages
20,194
Isto significa que se algum dado for deletado eu não consigo recuperá-lo (pois não haverá mais cópia de sombra (snapshots), mas todos os dados existentes hoje no servidor continuam íntegros? É isso mesmo? E quanto à questão do espaço no servidor, será solucionado?
Sim. Em princípio o problema estará resolvido.
 

fernandorosil

Dabbler
Joined
Sep 29, 2014
Messages
19
Sim. Em princípio o problema estará resolvido.

A função dos snapshots é apenas recuperação de dados apagados e backup? Eles não interferem no volume? Meu medo é fazer isso e ele ter seu volume prejudicado, de forma que ninguém tenha acesso aos dados. E porquê tempos atrás ele deletou dados deste servidor e surgiram espaços?
 

Ericloewe

Server Wrangler
Moderator
Joined
Feb 15, 2014
Messages
20,194
Eu não usaria a palavra backup, mas sim.

E porquê tempos atrás ele deletou dados deste servidor e surgiram espaços?
Não estavam presentes em nenhum snapshot.
 
Status
Not open for further replies.
Top