Apagar dados dos HD's do storage por meio da interface TRUENAS Scale

Suporte

Cadet
Joined
Mar 7, 2024
Messages
1
Bom dia, tenho um storage rodando com o TRUENAS Scale e gostaria de realizar a exclusão dos dados mais antigos que estão salvos nele para excluir e liberar espaço, porém não sei aonde posso realizar essa exclusão pela interface pois pelo mapeamento de rede no windows server demora muito
 

RadolBR

Cadet
Joined
Sep 4, 2023
Messages
8
Boa Tarde, TrueNAS não possui mecanismos para deletar arquivos pela interface (Suponho que se refira a pagina WebServer).

Um dos jeitos seria acessando a Shell do TN Scale e fazer por lá.
Porém é tudo em linha de comando, se você não tiver conhecimento prévio de como é a estrutura de arquivos de um sistema Unix-Like e não saber exatamente o que quer excluir... Eu diria que é arriscado e pode ate danificar o seu TrueNAS. Mas caso queira se aventurar por esse lado, pode acessar via WebServer na parte de Shell. Ou mais recomendável fazer um acesso SSH nele (Se já estiver configurado).

Sem os conhecimentos dos comandos Unix-Like, o mais seguro (mesmo que mais lento) é excluir pelo compartilhamento SMB (Mapeamento que comentou do WinServer).

PS: Lembre-se que só você é responsável pelos seus dados/arquivos, não execute comando nenhum sem antes pesquisar bem o que ele faz. Muito menos exclua alguma coisa que não deve. Por que uma vez excluído e sem snapshot ou backup. Já era.
 
Top