Hardware NAS caseiro (2022)

diassuncao

Cadet
Joined
Apr 5, 2022
Messages
9
Olá,
Sou novo no mundo do FreeNas e tenho dúvidas com relaçao a qual tipo de hardware usar. Procurando na internet vi que algumas pessoas montam NAS até com pcs que tem sobrando em casa. Como não tenho nenhum computador sobrando aqui, minha opçao é comprar alguma coisa.
Pretendo começar com 3 hds em RAIDz1 e ir expandindo a capacidade ao longo dos anos, por isso acho que uma placa mae com mais portas SATA seria o ideal. Então escolhi algumas opções mas nao sei qual caminho seguir:

Opçao 1 - https://www.waz.com.br/placa-mae-lga1700-ddr4-asrock-z690-pro-rs-atx-123546-html/p (Placa mãe LGA1700 / DDR4 - ASRock Z690 Pro RS (ATX) - 8x SATA III, 3x M.2 - R$ 3.099,99)

Opção 2 - Achei a opçao 1 muito cara então, uma olhei uma opção mais barata: https://pt.aliexpress.com/item/1005001809457199.html (kit placa-mãe processador e memória - xeon e5 2690 v3, 32GB DDR4 ECC (4*8), 8 x sata3, 2 x M.2 - R$ 1.692,57)

Opção 3 - Uma opçao mais tradicional: https://www.kabum.com.br/produto/96...h310m-plus-gaming-br-intel-lga-1151-matx-ddr4 (Placa-Mãe Asus TUF H310M-Plus Gaming/BR, Intel LGA 1151, mATX, DDR4 - 4x SATA, 1x M.2 - R$ 449,90) mas ai vai faltar sata, entao tem mais isso https://produto.mercadolivre.com.br...erc-h200-6g-sas-sata-8-port-raid-servidor-_JM (PERC H200 RAID - 4x SATA - R$431,52)

Qualquer ajuda, comentário ou critica pode me dar uma luz por onde começar.

Obrigado!
 
Joined
Sep 21, 2022
Messages
2
Bom Dia amigo, para nao te dar dor de cabeça, tenta algo ja com controladora raid via hardware, eu sou leito em FreeNas, mas acredito também que deva dar uma lida mais sobre RAIDz1 .


eu to contando um i5 3G 16 G e ta indo muito bem .
 

diassuncao

Cadet
Joined
Apr 5, 2022
Messages
9
Boa noite cara!