Hardware NAS caseiro (2022)

diassuncao

Cadet
Joined
Apr 5, 2022
Messages
9
Olá,
Sou novo no mundo do FreeNas e tenho dúvidas com relaçao a qual tipo de hardware usar. Procurando na internet vi que algumas pessoas montam NAS até com pcs que tem sobrando em casa. Como não tenho nenhum computador sobrando aqui, minha opçao é comprar alguma coisa.
Pretendo começar com 3 hds em RAIDz1 e ir expandindo a capacidade ao longo dos anos, por isso acho que uma placa mae com mais portas SATA seria o ideal. Então escolhi algumas opções mas nao sei qual caminho seguir:

Opçao 1 - https://www.waz.com.br/placa-mae-lga1700-ddr4-asrock-z690-pro-rs-atx-123546-html/p (Placa mãe LGA1700 / DDR4 - ASRock Z690 Pro RS (ATX) - 8x SATA III, 3x M.2 - R$ 3.099,99)

Opção 2 - Achei a opçao 1 muito cara então, uma olhei uma opção mais barata: https://pt.aliexpress.com/item/1005001809457199.html (kit placa-mãe processador e memória - xeon e5 2690 v3, 32GB DDR4 ECC (4*8), 8 x sata3, 2 x M.2 - R$ 1.692,57)

Opção 3 - Uma opçao mais tradicional: https://www.kabum.com.br/produto/96...h310m-plus-gaming-br-intel-lga-1151-matx-ddr4 (Placa-Mãe Asus TUF H310M-Plus Gaming/BR, Intel LGA 1151, mATX, DDR4 - 4x SATA, 1x M.2 - R$ 449,90) mas ai vai faltar sata, entao tem mais isso https://produto.mercadolivre.com.br...erc-h200-6g-sas-sata-8-port-raid-servidor-_JM (PERC H200 RAID - 4x SATA - R$431,52)

Qualquer ajuda, comentário ou critica pode me dar uma luz por onde começar.

Obrigado!
 
Joined
Sep 21, 2022
Messages
2
Bom Dia amigo, para nao te dar dor de cabeça, tenta algo ja com controladora raid via hardware, eu sou leito em FreeNas, mas acredito também que deva dar uma lida mais sobre RAIDz1 .


eu to contando um i5 3G 16 G e ta indo muito bem .
 

diassuncao

Cadet
Joined
Apr 5, 2022
Messages
9
Boa noite cara!

Valew pelo comentário. Tb sou leigo mas aki, mas da uma olhada na documentaçao, pelo que andei lendo o pessoal compra controladora raid via hardware dell perc e re-flasha elas pra virar controladora que "passa direto" e deixar o raid por conta do free/truenas.
vlw
 

diassuncao

Cadet
Joined
Apr 5, 2022
Messages
9
Então. Resolvi, mas não vai gostar da solução.
Postei a mesma dúvida no fórum em inglês. A resposta que me deram foi: "No. Please see the hardware guides in the Resources section".
Bom eu foi lá, li tudo. Tem uma versão curta e uma completa. A leitura é interessante. O texto é bem escrito. Chega a ser divertido. Mas a conclusão toda é: o hardware aprovado pela comunidade que é considerado acessivel não é exatamente barato aqui no br.

Mas, se vc for no yt, vai achar gente montando NAS com computador pessoal de 10 anos atrás. Inclusivem em canais mundialmente famosos.

Aí ficam as perguntas:
Vc pode fazer igual os caras do yt mas ai vc vai colocar todos os seus dados em um hardware que não foi aprovado pela comunidade?

Vc tem urgencia de colocar o NAS pra funcionar? Porque se vc for fazer igual caras não sei se vai achar exatamente o mesmo hardware daí pode acabar lutando um ou dois meses com um driver de placa de rede, uma controladora ... e pior, esses problemas podem reaparecer depois de um tempo pra puxar seu pé.
Minha solução: tava ficando desesperadamente sem espaço nos HDs já tinha backup em HD de filme. Foto em HD de programa...uma bagunça.
Nao desisti de montar um freenas mas pra resolver o problema comprei um nas pronto.
 
Joined
Feb 13, 2023
Messages
9
Resumidamente: Tu leu minha mente.

Vejo uma galera no YT montando servidores com lixo eletrônico e aqui me recomendam Xeon com 32gb, memória ECC e evitar Realtek. Impossível não ter realtek...

Pensei num kit simples, depois pensei num Ryzen (já que tenho 3 máquinas com ryzen, ia facilitar), depois pensei num Xeon. Ia acabar ficando mais caro do que um Qnap que estou de olho. Enfim. Estou nessa mesma dúvida. E não sei o que faço.
 

diassuncao

Cadet
Joined
Apr 5, 2022
Messages
9
Cara, dependendo do uso que vc vai dar pro seu NAS, o caminho que você vai usar pra tomar a decisão vai ser igual o meu.
Se vc for colocar os seus dados no seu NAS e não for ter mais nenhuma cópia (obs: isso é muit errado*) então vc vai ter que ir de NAS comprado (o Qnap que vc está de olho no caso) ele vai ter pedgree/suporte etc.

*é muito errado por causa da regra de backup 3 2 1: Três copias: a de produção que vc usa no dia a dia, uma localmente em outra midia/outro hd e uma em outra casa.

Dessa regrinha, é que eu acho que no futuro vc vai poder usar um dos seus Ryzen, que vc já tem, pra mais tarde fazer um NAS e deixar em outra casa para fazer a cópia número 3 dos seus dados. Vc vai ter tempo pra montar, e se ele falhar (a menos que as tres copias falhem ao mesmo tempo) vc vai ter outras duas cópias pra reconstruir a terceira.

É mais ou menos isso que pretendo fazer só que eu tenho zero computadores sobrando, por isso pensei muito se valia a pena desenbolsar quase o preco de um qnap/synology/etc pra comprar os componentes pra montar um PC que no final das contas não ia ser aprovado pela comunidade.
 

diassuncao

Cadet
Joined
Apr 5, 2022
Messages
9
À proposito no "The Official TrueNAS Users Group" no fb tem um cara que montou um TrueNAS com placa chinesa. Vai lá n grupo mande localizar a palavra "sanctioned" vai aparecer só essa postagem.

O buid que eu tava pensando em fazer era com uma placa mae gigabyte igual à do buiud do site devroom.io
 
Joined
Feb 13, 2023
Messages
9
Estou achando que vou para uma solução dessas. A comunidade não foi muito solicita... É como se todo mundo fosse usar VM, 10 usuários, etc. etc.

As cópias estarão praticamente iguais nos três PCs, mais notebook, mais o NAS. Provavelmente, para aumentar a redundância, vou comprar lentamente HDs de 8Tb e colocar em todo mundo.

O que me preocupa em comprar uma solução pronta? Tem software de sync feito o Syncthing? Se não tiver, como eu faço a sincronia do que está no NAS com meu PC por exemplo? O syncthing adiciona os computadores para depois as pastas. Se o NAS não tiver suporte para tal, vou ter que eleger um deles para ser o que comanda o NAS pela rede. Como vai sincronizar com sua própria pasta interna?

Se o NAS da Qnap der pau, por exemplo, como faço para ler os dados?

Enfim, muitas variáveis pra estudar ainda...
 

diassuncao

Cadet
Joined
Apr 5, 2022
Messages
9
Então, tb uso syncthing, essa foi uma preocupação na hora de escolher um NAS pra comprar. Na verdade isso era mandatório. Acabei comprando um synology. Ele tem (no repositório da comunidade) o pacote do Syncthing já instalei e está rodando mas no final das contas tô usando bem menos que achei que ia usar.
Acontece que o NAS vem com alguns pacotes nativos que resolvem alguns problemas que era o Syncthing que resolvia pra mim.
As fotos que eram tiradas nos celulares da familia, por exemplo, iam direto para os computadores, agora um app do synology manda direto pro NAS. O backup dos computadores é feito com outro app... e por ai vai.

Uma pasta que eu tinha syncronizada entre dois computadores era usada na verdade só pra passar coisas de um pc para o outro, ou seja, era o uso errado do syncthing (tinha duas cópias de coisas que era pra ter na verdade só uma com dois pcs enxergando essa mesma cópia) - virou uma pasta compartilhada no NAS.

Ainda uso o syncting, existem algumas pastas que eu gosto de ter no pc e no android ou em 2 pcs mas não necessáriamente no NAS.

Mas o maior uso mesmo que ando fazendo é pra copiar coisas via rede (levar grandes volumes e/ou um grande numero de arquivos) para o NAS isso porque nunca vi nada saturar uma banda de rede como o Syncthing, ele usa toda banda disponível, o grafico cola no teto e não sai mais.
 

diassuncao

Cadet
Joined
Apr 5, 2022
Messages
9
As cópias estarão praticamente iguais nos três PCs, mais notebook, mais o NAS. Provavelmente, para aumentar a redundância,
Um detalhe importante. Não sei se entendi corretamente a palavra redundância no seu texto, mas syncting não é backup. Eles falam isso na própria documentação. Se vc tiver 3 pcs ligados syncronizados e um deles corromper um arquivo, ou um ransomware criptografar seus arquivos em 1 pc o syncthing vai propagar esse problema pra todo mundo. Se vc apagar sem querem uma pasta Syncthing vai descer lavando os outros computadores todos.


e o NAS não tiver suporte para tal, vou ter que eleger um deles para ser o que comanda o NAS pela rede.
Acho que daria pra fazer colocando um PC (ou alguma coisa menor e mais barata e que consuma menos energia) pra ser o "gerente" e apontar ele pra uma pasta compartilhada no NAS.
Mas sinceramente, eu não faria. É mais um ponto pra dar pau e pode acabar "quebrando" alguns "features" do software de sincronização.
O syncthing (da ultima vez que vi) não tinha suporte a links sinbolicos nem junções mas outros softwares tem. Link simbólico funciona via SMB? não sei (sério, não sei).

Se o NAS da Qnap der pau, por exemplo, como faço para ler os dados?
NAS também não É backup. Se vc tiver dois discos em espelhamento no NAS e um deles quebrar, provavelmente o NAS tem ferramentas pra te informar e te ajudar a substituir o disco, mas, RAID/espelahamento não é backup (lembra da história do ransomware, pois é).
No meu caso, o meu NAS TEM (veja bem, TEM) o bakup dos computadores mas eu preciso fazer o bakup dos arquivos que estão só no NAS (existe um app pra isso que faz bakup no USB).
Você precisa de uma solução de bakup de preferencia incremental pra vc poder "voltar no tempo" caso alguma coisa dessas aconteça com seus dados.
 
Joined
Feb 13, 2023
Messages
9
Um detalhe importante. Não sei se entendi corretamente a palavra redundância no seu texto, mas syncting não é backup. Eles falam isso na própria documentação. Se vc tiver 3 pcs ligados syncronizados e um deles corromper um arquivo, ou um ransomware criptografar seus arquivos em 1 pc o syncthing vai propagar esse problema pra todo mundo. Se vc apagar sem querem uma pasta Syncthing vai descer lavando os outros computadores todos.



Acho que daria pra fazer colocando um PC (ou alguma coisa menor e mais barata e que consuma menos energia) pra ser o "gerente" e apontar ele pra uma pasta compartilhada no NAS.
Mas sinceramente, eu não faria. É mais um ponto pra dar pau e pode acabar "quebrando" alguns "features" do software de sincronização.
O syncthing (da ultima vez que vi) não tinha suporte a links sinbolicos nem junções mas outros softwares tem. Link simbólico funciona via SMB? não sei (sério, não sei).


NAS também não É backup. Se vc tiver dois discos em espelhamento no NAS e um deles quebrar, provavelmente o NAS tem ferramentas pra te informar e te ajudar a substituir o disco, mas, RAID/espelahamento não é backup (lembra da história do ransomware, pois é).
No meu caso, o meu NAS TEM (veja bem, TEM) o bakup dos computadores mas eu preciso fazer o bakup dos arquivos que estão só no NAS (existe um app pra isso que faz bakup no USB).
Você precisa de uma solução de bakup de preferencia incremental pra vc poder "voltar no tempo" caso alguma coisa dessas aconteça com seus dados.
Pois é. Mas os três quase nunca estão ligados juntos. Tipo... Ligo, deixo sincronizar e desligo. Só em épocas de jobs grandes que todas estão ligadas renderizando. (ou seja, não estou trabalhando e a probabilidade de uma catástrofe diminui). Enfim, conheci o Rsync e vou começar a fazer backups. Na verdade, vou montar um servidor com OMV6 + Snapraid + Mergerfs + Rsync. Vai ter todo um projeto e pretendo filmar isso para colocar no Yt.

Sobre o link simbólico, também não sei, mas vai ser tudo um aprendizado quando a máquina estiver pronta.
 
Joined
Jan 19, 2023
Messages
1
Montei um NAS usando i3 de nona, 16gb ram, mb tuf gaming, e coloquei 2hd de 4tb ironwolf pra fazer espelho, alem disso o sistema roda em um nvme 120gb, e uso outro pra fazer cache com 480gb
 

Ericloewe

Server Wrangler
Moderator
Joined
Feb 15, 2014
Messages
20,194
tenta algo ja com controladora raid via hardware
Por favor não. Isso é um "conselho" irresponsável, incorrecto e francamente não é bem-vindo. É meio caminho andado para perder dados.

Como já foi mencionado, é necessário que o ZFS tenha acesso directo aos discos e o hardware RAID é o oposto disso.
 

Ghusthavo

Cadet
Joined
Mar 15, 2023
Messages
1
Estou montando o meu servidor NAS com um kit xeon, c/ placa X99, 16gb ECC do Ali Express. Vai ficar ligado 24/7 c/ um nobreack de 1200 VA, HD em raid z (5) de 6Tb + disco de redudância. Estou há uma semana testando todo o hardware antes de instalar o TrueNAS, estressando a CPU, observando temperaturas, observando as memórias (que são usadas já), para ter uma ideia de resistência do sistema, testando placa de rede gigabit etc... Penso que um hardware com alguns componentes já usados precisa ser testado por pelo menos 1 semana diariamente para ver como se comporta, afinal ninguém quer suas informações perdidas por problemas de hardware, até porque é um NAS doméstico que irá carregar informaçoes pessoais.
 

#romano

Cadet
Joined
May 25, 2023
Messages
1
Estou para montar meu servidor TrueNas Scale para Plex, Nextcloud e Backup de arquivos, estou um pouco perdido no hardware.
Já pensei em colocar placas intermediárias como Asus TUF Z690 P e placa top como Gigabyte z790 Aorus elite, com a Asus seria 128GB de DDR4 e com a Gigabyte 128GB de DDR5, li que para cada TB tenho de colocar 1 GB de ram + 16 para sistema ou algo assim, como já vou começar com 64TB + 16 = 80TB vou logo para 128, não sei se seria exagero ou não. HELP
 
Top