GRUB Loading. Welcome to GRUB!

Status
Not open for further replies.

Marcelo Costa

Dabbler
Joined
Feb 17, 2017
Messages
14
Estou instalando a última versão estável do FreeNAS (11.0-U1). Fiz todos os ajustes e configurações necessários e já estava usando um compartilhamento NFS.

Inclusive, reiniciei o storage algumas vezes no processo de instalação para ver se o sistema retornava sem falhas.

Ocorre que após configurar o iSCSI (http://doc.freenas.org/11/sharing.html#block-iscsi) eu decidi reiniciar e então o sistema não entrou mais.

Aparece a mensagem do título e a máquina reinicia:
GRUB Loading.
Welcome to GRUB!

A instalação do FreeNAS está em um pendrive de 8GB.

Estou utilizando uma máquina física com as seguintes características:
Placa Mãe Intel Server S1200SPS
Pentium G4560
8 GB DDR4 ECC UDIMM
1 Pendrive Multilaser 8GB
4 Discos WD RED 3TB


Minha primeira experiência com o FreeNAS, foi com o 10 Corral e foi bastante traumático. Esperava que com a 11, os problemas de estabilidade tivessem se encerrado.

Agradeço quem puder ajudar.
 

melloa

Wizard
Joined
May 22, 2016
Messages
1,749
Minha primeira experiência com o FreeNAS, foi com o 10 Corral e foi bastante traumático

Rodei ele até semana passada, quando mudei o train para testar 11. Nunca tive problemas com o que uso o NAS: CIFS/NFS. Pena que foi descontinuado.

Esperava que com a 11, os problemas de estabilidade tivessem se encerrado.

Uma das minhas regras é deixar a poeira sentar antes de colocar em produção. Estou com duas máquinas 11 em teste, ambas rodando em desktops. (1) ASRock i5/40TiBHD/32GBRAM e (2) Asus i5/10TiBHD/32GBRAM. A única coisa que notei foi que no primeiro boot umas mensagens sobre compressão apareceram e segundo o ticket que achei, foi direcionado à turma do grub e fechado.

8 GB DDR4 ECC UDIMM

Pode ser que sua máquina está sofrendo de amnésia. Rodando o sistema em 8GBRAM e usando iSCSI/ZFS/NFS está causando instabilidade, mas vamos ver se a turma tem alguma opinião sobre isso.

Pra não peder seu trabalho, entre no pendrive e salve seu config, se não poder bootar e faze-lo pela GUI.
 

Marcelo Costa

Dabbler
Joined
Feb 17, 2017
Messages
14
Obrigado pela resposta!

Saiu ontem uma nova versão (FreeNAS-11.0-U2). Vou instalar essa versão e utilizar um volume "zvol" para o iSCSI. Eu estava utilizando "dataset" e criando um arquivo.

Abraço,
Marcelo
 

melloa

Wizard
Joined
May 22, 2016
Messages
1,749
Saiu ontem uma nova versão (FreeNAS-11.0-U2).

Interessante. Meu sistema nao mostra essa. Tive que forcar check. Provavelmente a task de checar atualizacoes esta quebrada no U1.
 

melloa

Wizard
Joined
May 22, 2016
Messages
1,749
Interessante. Meu sistema nao mostra essa. Tive que forcar check. Provavelmente a task de checar atualizacoes esta quebrada no U1.

E quebrou o servidor ... Será que é o que voce estava tendo no seu lado? Dá o boot, mostra Welcome to GRUB e reboota. Loop infinito.
 

Marcelo Costa

Dabbler
Joined
Feb 17, 2017
Messages
14
E quebrou o servidor ... Será que é o que voce estava tendo no seu lado? Dá o boot, mostra Welcome to GRUB e reboota. Loop infinito.

Pois é...Era exatamente o que ocorria comigo.

Instalei a nova versão (FreeNAS-11.0-U2) e configurei tudo novamente do zero, ou seja, não importei configurações.
Também usei Zvol no volume iSCSI e parece que está funcionando bem.

Já desliguei e reiniciei o storage algumas vezes e ele acessa normalmente.
 

melloa

Wizard
Joined
May 22, 2016
Messages
1,749
Deve ter algo quebrando na atualização. Botei o 9.10 U5 de volta e vou deixar de molho.
 
Status
Not open for further replies.
Top