Novato FreeNAS - migrando de W2012 R2

Status
Not open for further replies.

marcelovvm

Cadet
Joined
Sep 23, 2017
Messages
8
Caros amigos,

Sou novato no FreeNAS, nas verdade ainda não criei NAS usando o FreeNAS, mas estou querendo. Contudo tenho algumas dúvidas que dependendo das respostas posso avançar ou não com meu projeto. Basicamente tenho hoje na empresa um Windows 2012 configurado para ser um fileserver com regras de acesso baseadas em grupos do AD e permissões NTFS no filesystem (NTFS). Conectado (iSCSI) a esse W2012 temos dois storage EMC de 27TB líquidos cada. Nas verdade um é backup do outro, espelhamos o conteúdo de um outro.

Meu projeto é migrar o W2012 para um FreeNAS. Contudo tenho algumas dúvidas; como ficaram as permissões NTFS (RO e RW)? Elas continuaram valendo ou devo ter que usar as permissões de acesso do FreeNAS? Outra... vou ter que formatar os storage?! Ou posso simplesmente conecta-los ao FreeNAS usando iSCSI? O FreeNAS pode ser instalado em uma VM do VMWARE? Hoje o nosso backup/mirror é feito usando Robocopy (W2012) mas li que o FreeNAS pode fazer o sync entre dois volumes. É isso mesmo? Se eu pudesse formatar o filesystem dos storages, usar ZFS me traria algum benefício?

Live long and prosper,
Marcelo Magalhães
Rio de Janeiro - BR
 

melloa

Wizard
Joined
May 22, 2016
Messages
1,749
Como diria-mos aqui: Food for thoughts ...

- Se nunca usou um NAS, monte um pequeno, para usar, testar, aprender, quebrar, consertar, ...
- Veja se as funções que voce precisa estão presentes ou voce vai ter que usa-lo para apenas para armazenamento
- Planeje duplicação, ou seja, não converta nenhuma das máquinas em produção. Instale uma nova e mova arquivos para ela. Dr. Murphy disse: O que tem a mínima possibilidade de dar errado, com certeza dará ...

Alí em cima no menu do forum ------^ tem uma sessão chamada resources. Dê uma olhada nela, principalmente no recommended hardware.

Boa sorte!
 
Status
Not open for further replies.
Top