Não consigo acessar o compartilhamento / Problema com permissões

Maurílio

Cadet
Joined
Mar 19, 2019
Messages
1
Prezados,

Estou com o seguinte problema, o meu disco onde se encontra o sistema Freenas 11 estragou, não da Boot, porém ele não queimou.

1. Consigo recuperar a configuração dentro do disco através de algum CD Live Linux?
2. Numa nova instalação como eu crio o compartilhamento e aplico as permissões para que os usuários tenham os mesmos acessos que antes?
3. Preciso de ajuda urgente, pois a empresa toda acessa este compartilhamento.
4. Conseguem indicar alguém em Belo Horizonte/MG para me ajudar?

FREENAS.PNG

Obrigado!
 

melloa

Wizard
Joined
May 22, 2016
Messages
1,749
Estou com o seguinte problema, o meu disco onde se encontra o sistema Freenas 11 estragou, não da Boot, porém ele não queimou.

Versao completa, especificacoes do servidor e imagem to erro que da...

1. Consigo recuperar a configuração dentro do disco através de algum CD Live Linux?

A resposta rapida e': Nao. Voce pode (1) fazer uma instalacao nova sem reformatar o disco e tentar acessar a configuracao anterior desta forma - nunca fiz pois sempre tenho a back-up do config ou (2) Como orientado milhares de vezes, o back-up do config e' primordial; uma nova instalacao, com a recuperacao da configuracao do back-up e' tudo que se precisaria.

2. Numa nova instalação como eu crio o compartilhamento e aplico as permissões para que os usuários tenham os mesmos acessos que antes?

O problema e' um pouco mais complicado que isso. Seus usuarios, samba, NFS exports e outras configuracoes teriam que ser refeitas, caso nao tenha salvo a configuracao.

Em versoes mais velhas, o arquivo de configuracao era acessavel no disco de boot e poderia ser copiado dele. Nas versoes nova, nao tenho certeza. Vale a pena perguntar nos forums normais (em ingles), se ninguem prover resposta aqui.

3. Preciso de ajuda urgente, pois a empresa toda acessa este compartilhamento.

Se nao fez, faca sempre o back-up do config sempre que alteracoes forem feitas.

4. Conseguem indicar alguém em Belo Horizonte/MG para me ajudar?

Nos EUA ... nao conheco ninguem no Brasil para indicar.

Seus dados estao intatos nos discos, por favor nao destrua o volume. No pior caso, instale num disco novo, importe o volume, recrie seus usuarios e SMB/NFS exports.
 
Top