Compartilhamento Windows

Status
Not open for further replies.

Regis Manzke

Dabbler
Joined
Mar 31, 2017
Messages
20
Ola pessoal, estou com duvidas referente ao compartilhamento CIFS no Freenas, Tenho um NAS que administro aqui na empresa, e a duvida é a seguinte tenho vários usuário e cada usuário pertence a um grupo. Ex: Grupo Comercial possui 10 usuários cadastrados, o problema é o seguinte, é usado varias planilhas compartilhadas, e oque esta acontecendo é que somente o dono pode salvar o arquivo, os outros integrantes do mesmo grupo do dono não conseguem salvar. As permissões estão 770 no arquivo, mas mesmo assim somente o dono consegue salvar.
 

melloa

Wizard
Joined
May 22, 2016
Messages
1,749

Regis Manzke

Dabbler
Joined
Mar 31, 2017
Messages
20
Então segui o tutorial do video e mesmo assim acontece o mesmo problema, apos aplicar as permissões eu consigo entrar abri a planilha desejada, alterar, salvar e quando abro novamente para editar não tenho mais permissão de escritura. A planilha fica somente leitura para mim.
 

melloa

Wizard
Joined
May 22, 2016
Messages
1,749
tenho vários usuário e cada usuário pertence a um grupo.

Não entendo sua configuração. Um grupo por usuário? Voce vai ter que prover mais informações aqui para ver se alguem pode ajudar no Ruindows. O que forneceu é bastante vago e, se seguiu o guia que sugerí, a configuração a nível do FreeNAS deve estar correta.
 

Regis Manzke

Dabbler
Joined
Mar 31, 2017
Messages
20
Ok vamos la, tenho 20 pastas 20 grupos 85 usuários. Cada pasta é um setor e também um grupo e possui um numero X de usuários, quando crio uma planilha qualquer outro usuário que abrir esta mesma planilha vai abrir no modo somente leitura, não deixando assim o usuário acrescentar informações sem que salve com outro nome.
 

melloa

Wizard
Joined
May 22, 2016
Messages
1,749

Alesk3

Cadet
Joined
Apr 24, 2018
Messages
4
Oloco gente !!
desculpa voltar aqui quase um ano depois, pesquisei e não encontrei solução atual, ja estamos na versão 11.0 e ( a que estou usando ) e estou com o mesmo problema, não posso voltar para outra versão, sera se não tem jeito mesmo?
 

Regis Manzke

Dabbler
Joined
Mar 31, 2017
Messages
20
Oloco gente !!
desculpa voltar aqui quase um ano depois, pesquisei e não encontrei solução atual, ja estamos na versão 11.0 e ( a que estou usando ) e estou com o mesmo problema, não posso voltar para outra versão, sera se não tem jeito mesmo?

Para mim a versão 11 esta rodando perfeitamente. Quanto as permissões também esta funcionando certinho.
 

melloa

Wizard
Joined
May 22, 2016
Messages
1,749
Para mim a versão 11 esta rodando perfeitamente. Quanto as permissões também esta funcionando certinho.

Idem.

Meus passos: Criei datasets como windows, mude a permissão para o usuário windows que vai acessar (criado na máquina windows), e criei o smb share. Funciona sem problema.
 

Alesk3

Cadet
Joined
Apr 24, 2018
Messages
4
Fiz estes procedimentos também, porem na hora de criar as datasets deixei como Unix. Fiz o teste de alterar para windows e não deu certo. Vou criar outra já como windows para testar
 

freitas

Cadet
Joined
Jul 4, 2018
Messages
1
Boa noite pessoal. sou novato no forun e novato no sistema Freenas. preciso de uma orientação de vcs urgente.
tenho a freenas instalada na empresa onde criei 3 discos com 5 dataset em cada disco e aproximadamente 50 usuarios e 10 grupos no entanto 99% dos usuarios quando vai fazer qualquer alteração nos arquivos dentro do compartilhamento "pacote office principalmente" o arquivo abre apenas como leitura.
no entanto tenho 2 usuarios que consegue utilizar normalmente. revisei toda a configuração destes dois usuarios no entanto nao percebi diferença alguma nas configurações.
pesquisando na net obseervei que o pessoal sempre fala em liberar a extenção *.tmp no freenas porem nao sei como fazer isso. mais ai tenho a seguinte duvida pq estes dois usuarios não foram bloqueados tb?
agradeceria muito uma orientação
 

Alesk3

Cadet
Joined
Apr 24, 2018
Messages
4
Boa tarde galera.. tive que focar em outros projetos, não voltei parar dizer se o meu problema deu certo. Porem estou com o mesmo problema do Freitas aqui a cima...
 

Regis Manzke

Dabbler
Joined
Mar 31, 2017
Messages
20
Boa noite pessoal. sou novato no forun e novato no sistema Freenas. preciso de uma orientação de vcs urgente.
tenho a freenas instalada na empresa onde criei 3 discos com 5 dataset em cada disco e aproximadamente 50 usuarios e 10 grupos no entanto 99% dos usuarios quando vai fazer qualquer alteração nos arquivos dentro do compartilhamento "pacote office principalmente" o arquivo abre apenas como leitura.
no entanto tenho 2 usuarios que consegue utilizar normalmente. revisei toda a configuração destes dois usuarios no entanto nao percebi diferença alguma nas configurações.
pesquisando na net obseervei que o pessoal sempre fala em liberar a extenção *.tmp no freenas porem nao sei como fazer isso. mais ai tenho a seguinte duvida pq estes dois usuarios não foram bloqueados tb?
agradeceria muito uma orientação
Este problema esta ligado ao tipo de compartilhamento, aconselho utilizar compartilhamento Windows quando se trata de arquivos office que precisa ser utilizado por mais de uma pessoa ou um grupo de pessoas.
 
Status
Not open for further replies.
Top