Arquivos do office abre como somente leitura

Joined
Aug 28, 2018
Messages
1
Olá,

Instalei recentemente um servidor FreeNAS versão 11.1

Criei os usuários, grupos e diretórios e dei as devidas permissões

Um grupo não acessa os diretórios destinados exclusivamente a outro grupo, até aí tudo bem

Meu problema é que quando os usuários abrem um arquivo do word ou excell não consegue salvar o arquivo pois o mesmo abre como somente leitura

O usuário com permissão consegue criar arquivos e pastas normalmente...

Alguém poderia me ajudar?

Obrigado
 

Regis Manzke

Dabbler
Joined
Mar 31, 2017
Messages
20
Bom dia passei pelo mesmo problema, para que isto funcione corretamente você vai precisar setar tipo de permissões windows pois se utilizar permissões tipo unix vai acontecer isso mesmo, somente o proprietário do arquivo consegue editar o mesmo.
 

joaoac5150

Cadet
Joined
Apr 12, 2019
Messages
3
Olá Pessoal, estou exatamente com este problema, tendo 2 usuário diferentes num mesmo grupo e mesmo com os atributos e permissões para rw (leitura e escrita) para o usuario e para o grupo, ele somente abre em modo somente leitura.
Se eu entendi a sua orientação Regis, é para marcar a opção Aplicar permissões padrão: (Recursively set appropriate default Windows permissions on share) no menu compartilhamento Windows (SMB) correto? porém a opções já esta marcada e mesmo assim não funcionou, se puderem me dar mais informações de como resolveram este problema??
 

Regis Manzke

Dabbler
Joined
Mar 31, 2017
Messages
20
Ola, no momento que marque o compartilhamento do tipo windows você precisá definir um usuário dono e um grupo dono. Apos feito isso abra o compartilhamento com o usuário dono clique na pasta com o botão direito propriedades - Segurança - Editar e adicione os usuários que deseja que tenham acesso.
Importante lembrar que quando escolhe compartilhamento do tipo windows, no freenas você só escolhe usuário e grupo que serão donos do compartilhamento. para adicionar mais usuários precisa ser feito pelo dono diretamente do ambiente windows.
 

joaoac5150

Cadet
Joined
Apr 12, 2019
Messages
3
Olá Regis, obrigado pela força, então hoje o freenas está habilitado tanto no compartilhamento Windows(SMB) e Unix(NFS) isto pode dar problema será? Quanto vc diz o "usuário dono e grupo dono" vc diz do compartilhamento geral? ou você diz de cada pasta? tenho vários departamentos e usuários diferentes nelas. Uma das ideias e utilizar o Cobian(backup) para o copiar todos os arquivos mas de forma incremental, e para isto funcionar o usuário do backup precisa ter acesso a todas as pastas e arquivos e poder modificar o atributo dos arquivos para indicar quais já foram copias no último e backup e assim poder fazer o incremental, hoje do jeito que está ele tem acesso e copia os arquivos mas como não consegue alterar os atributos na próxima rotina de backup acaba copiando tudo de volta porque nenhum esta com o atributo alterado. Tem alguma sugestão ou experiencia com um cenários parecido que possa compartilhar como resolveu?
Obrigado pela força.
 

Regis Manzke

Dabbler
Joined
Mar 31, 2017
Messages
20
Quanto vc diz o "usuário dono e grupo dono" vc diz do compartilhamento geral?
do compartilhamento geral geral.
hoje do jeito que está ele tem acesso e copia os arquivos mas como não consegue alterar os atributos na próxima rotina de backup acaba copiando tudo de volta porque nenhum esta com o atributo alterado
Como esta o tipo de compartilhamento (share type) do seu dataset?
 

joaoac5150

Cadet
Joined
Apr 12, 2019
Messages
3
Olá Regis,

Como esta o tipo de compartilhamento (share type) do seu dataset?
Unix correto? isso pode ser mudado sem prejuízo dos acesso atuais ou ela vai bagunçar geral?

permission type data set.png


Este servidor não foi montado por mim, então olhando os compartilhamentos estão com o mesmo caminho para SMB e NFS, isto tem algum problema? o ideal não seria caminhos diferentes?


compartilhamentos.png
 

Regis Manzke

Dabbler
Joined
Mar 31, 2017
Messages
20
Eu separararia por dataset diferentes para cada finalidade, dessa forma pode alterar as permissões como desejar. Mas se pretende utilizar o compartilhamento no Windows vai precisar mudar de unix para windows.
 
Top