Seria possivel definir cota para pasta ?

Status
Not open for further replies.
Joined
May 10, 2014
Messages
2
Olá pessoal, bom dia.
Estou tentando dar os primeiros passo com o FreeNAS na empresa que trabalho para se é possivel substituir o FS Win2003 Server R2, Estou testando o FreeNAS na rede que tem um AD, até aqui esta indo bem, tenho a necessidade de criar cota para as pasta/depto. pois tenho grupos/usuário que consomem muitos GBs, e se não dar cota o HDs, não sera suficientes.
Ex. para minha necessidade: Engenharia = 40GB, Orçamento=30GB, se algum colega tiver dicas e se possivel um passo-a-passo de como criar agradeço a colaboração.
Abraços
Att.
Aguiar.
 

crisman

Explorer
Joined
Feb 8, 2012
Messages
97
Olá,

Pelo "Gui" do Freenas não será possível, somente pelo "Shell" mas não sei como fazer isso!
Se perceber Inglês procure pelo forum, julgo que tem alguma coisa lá.
 

Ericloewe

Server Wrangler
Moderator
Joined
Feb 15, 2014
Messages
20,194
É simples, é só criar um Dataset para cada grupo. Cada Dataset pode ter as permissões e quotas necessárias. Também é possível usar a opção Reserved Space para impor um limite sem reservar o espaço imediatamente.

Página 121 e seguintes do manual da versão 9.2.1.
 

crisman

Explorer
Joined
Feb 8, 2012
Messages
97
É simples, é só criar um Dataset para cada grupo. Cada Dataset pode ter as permissões e quotas necessárias. Também é possível usar a opção Reserved Space para impor um limite sem reservar o espaço imediatamente.

Página 121 e seguintes do manual da versão 9.2.1.



Mas assim irá ter que criar um CIFS share por cada dataset, não me parece muito prático!
Não existe uma maneira mais simples?
 

Ericloewe

Server Wrangler
Moderator
Joined
Feb 15, 2014
Messages
20,194
Mas assim irá ter que criar um CIFS share por cada dataset, não me parece muito prático!
Não existe uma maneira mais simples?

É a solução standard para o problema. Talvez dê para fazer um Dataset que é partilhado e depois dentro do mesmo estão outros Datasets com permissões/quotas/reservas conforme necessário, mas não o garanto.
 
Status
Not open for further replies.
Top