Resilver lento

ThiagoPlim

Cadet
Joined
May 27, 2019
Messages
6
Bom dia, tenho um servidor com o sistema em um Pendrive tambem, e está rodando um resilver a 1Mb/s.
quer dizer que por o sistema freenas estar em um USB é o motivo do resilver ser tão lento ?


01.jpg
02.jpg
 

Ericloewe

Server Wrangler
Moderator
Joined
Feb 15, 2014
Messages
20,194
Não. O mais provável é um ou mais discos estarem a falhar.
 

ThiagoPlim

Cadet
Joined
May 27, 2019
Messages
6
É, liguei um monitor ao FreeNas e realmente houve algumas mensagens que se referem a outro HD, que algo não foi acessível. E fez eu acreditar que mais algum HD está começando a falhar, isso qdo tentava acessar algum diretório no servidor... ai parei de tentar acessa-lo vou esperar terminar o Resilver, que pela minha projeção vai demorar nessa taxa... 2 meses! Algo que nos faz assustar quando estamos usando um RAID1, que no qual só pode falhar 1 hd de cada vez rs
Mais aproveitando a oportunidade... não tem nada q possa fazer né ?
nem talvez reiniciar (pelo q ouvi não é recomendado mais não causara danos), na esperança de reconhecer melhor esse HD que não deve ta legal e assim melhorar o tempo desse Resilver ?
 

Ericloewe

Server Wrangler
Moderator
Joined
Feb 15, 2014
Messages
20,194
nem talvez reiniciar (pelo q ouvi não é recomendado mais não causara danos), na esperança de reconhecer melhor esse HD que não deve ta legal e assim melhorar o tempo desse Resilver ?
Não, é muito mais provável que piore.
 

ThiagoPlim

Cadet
Joined
May 27, 2019
Messages
6
Eu utilizo uma placa mãe p7p55d le, com 4 HD de 3 T
é um PC que fiz de ser nosso servidor de trabalho, sou fotografo.
90% que tinha no servidor eu tenho backup, ao invés de esperar qse mês para talvez voltar do Resilver, vou trocar esse outro HD e formatar e começar do Zero...
Imprimi e vou ler as matérias sobre recomendações... mais oq vc acha ? se a atual configuração não for um problema, pensei em por mais 2HD de 3T para usar o máximo que a placa mãe suporta e formatar e criar um Raid2 para ficar mais protegido... porque não imaginava q daria problema em 2 HDs ao mesmo tempo rs
Muito obrigado pela conversa e orientação.
 

ThiagoPlim

Cadet
Joined
May 27, 2019
Messages
6
Bom dia, realmente as coisas só pioraram e com um pouco de leitura aprendemos com vários erros... que fique de aprendizagem para leigos como eu, Usar um HD próprio para NAS poque se não pode acontecer como aconteceu comigo. 2 dos 4 HDs pararam e como era um RAID5 só 1 HD podia parar, perdi meus dados, mais graças a deus tenho tudo em Backup em Midia também... então, menos mal rs
Queria agradecer pela ajuda, muitas informações são difíceis de encontrar...
Não achei tópico a respeito, mais se puder dar uma orientação...
agora começando d novo... queria comprar 3 ou 4 HD Seagate IronWolf que é próprio para NAS de 8T e fazer um RAID5 ou o 6 que é melhor (para que possa até parar 2 HDs) nessa placa mãe p7p55d le com Proc Intel(R) Core(TM) i5 CPU 650 @ 3.20GHz e 16G de Ram e iria atualizar para um FreeNas mais atualizado... o que utilizei foi o FreeNAS-9.10-STABLE-201606270534 (dd17351).
ou melhor comprar um NAS ?
Vejo a configuração de Proc e Memoria de um NAS e não vejo como são superiores...
 
Joined
Aug 23, 2016
Messages
35
Oi Thiago,
Quando fala em fazer raid 6, você se refere ao RaidZ2, correto?
Pelo que entendo, a placa P7P55D não suporta memórias ECC, para uso do ZFS é recomendável utilizar memórias ECC.
Quanto ao IronWolf, pode utilizar essa linha de HDs sim, aqui na empresa utilizo em um dos servidores do FreeNAS e recomendo.
 

ThiagoPlim

Cadet
Joined
May 27, 2019
Messages
6
Bom dia Alexandre, aqui utilizamos no inicio esse modo errado, para quebra galho um PC para fazer um NAS... dps de uma boa leitura aprendemos a importância e diferenças que um NAS pode oferecer... Muito Obrigado
Comprei os HDs NAS, excelentes !
Agora esperar um aliviar a compra... rs final do ano vou adquirir um NAS certinho... e parar de usar esse PC NAS rs
Obs. vou pesquisar aqui... mais agora preciso achar um serviço de nuvem ilimitado por um preço justo para fazer backup do mapeamento de rede do NAS no pc...
 
Joined
Aug 23, 2016
Messages
35
Oi Thiago, bom dia.
Armazenamento em nuvem tem o Glacier da Amazon, tem preço interessante mas tem uma série de regrinhas de tarifação.
A flexibilidade que um FreeNAS proporciona é interessante. O snapshot pode te salvar de um ransomware e o ZFS permite colocar alguns SSDs como cache pra aprimorar o escoamento dos dados da rede.
Como exemplo, em casa, utilizo uma supermicro com processador i3 e memórias ECC, atende muito bem. Já no trabalho, utilizamos em servidores IBM que também gera bons resultados, todos com memórias ECC.
 

melloa

Wizard
Joined
May 22, 2016
Messages
1,749

ThiagoPlim

Cadet
Joined
May 27, 2019
Messages
6
Para contar a vcs e, Fiz uma vasta pesquisa e testes gratuitos com diversos sistemas de Backups na nuvem.
Meu storage tem 20T, e o interessante aqui para empresa aonde trabalho é o "ilimitado" em algum determinado momento eu determino que os serviços de 2018 vão ser só online e deleto do "local", do meu storage...
Tentei bkp na nuvem com a crashplan, legal, muito barato mais mt limitado, sem ter app de celular e não ter acesso aos arquivos via navegador... ele só faz bkp e restaura se for necessário... entre valores e benefícios acabei ficando com o famoso e cheio de recursos do dropbox, ainda é vantagem o valor, contratei 3 contas modo empresarial e ele se tornou ilimitado.
Obs. Vejo que esses serviços não oferecem opção de fazer backup de uma unidade de rede... para conseguir fazer bkp eu utilizei um recurso chamado "links simbólicos (symlinks)" se tornou muito útil...
 
Top