Minha experiencia com FreeNAS

Status
Not open for further replies.
Joined
Dec 30, 2014
Messages
45
Bem, após ler boa parte da documentação disponibilizada entre integrantes do forum, decidi o meu hardware e montei meu FreeNAS.

Fiz um upgrade adicionando uma interface giga Intel e adicionando 24GB de memória, agora com 32GB ao todo.

Segreguei a rede, incluindo um switch exclusivo para iSCSI, habilitando JUMBO Frames.

As configurações atuais são:

Servidor Norion ( www.norion.com.br ) :
Placa mãe Intel S1200V3RP
Xeon E3-1200 V3
32 GB RAM ECC
5 discos de 1TB
3 NIC giga

Switch DELL PowerConnect 2724 rede iSCSI + jumbo frames

Clientes:
VMWare ESXi 5.1
Windows Server 2012 - Domaincontrol
Snep - PBX Virtual

Configurei no VMWare dois vswitchs que estão conectados no meu switch DELL, a MTU foi alterada para 9000 e em gerenciamento de paths, habilitei ROUND ROBIN, tornando as duas interfaces ativas. Esta prática é a melhor?

Tive um problema com o boot do FreeNAS após a penultima atualização, mas gerei outra instalação e voltei o backup das configurações e tudo esta certo.

A melhor maneira de gerar backup do FreeNAS seria usando rsync?

Preciso agendar algum outro tipo de teste periódico como "Scrub" e "SMART"?

Tenho dificuldades de gerar testes de performance e averiguar se meu ambiente entrega "o que deveria entregar".

Obrigado!
 

Attachments

  • Desenho3333.jpg
    Desenho3333.jpg
    31.5 KB · Views: 316
Joined
Dec 30, 2014
Messages
45
Acabei de verificar, eu não configurei o LAGG/Round Robin no FreeNAS, apenas na VMWARE, e também não houve alteração no switch além do Jumbo Frames.
 

Ericloewe

Server Wrangler
Moderator
Joined
Feb 15, 2014
Messages
20,194
A melhor maneira de gerar backup do FreeNAS seria usando rsync?

Preciso agendar algum outro tipo de teste periódico como "Scrub" e "SMART"?

Tenho dificuldades de gerar testes de performance e averiguar se meu ambiente entrega "o que deveria entregar".

Para os backups, geralmente usa-se ZFS replication para outro sistema FreeNAS ou Rsync para destinos mais genéricos.

É muito importante agendar os scrubs e os testes SMART. As instruções estão no manual. Habitualmente faz-se um scrub a cada duas semanas, um SMART test longo nas outras semanas e, opcionalmente, um SMART test curto diário.

Quanto a benchmarks, isso é sempre complicado com o ZFS. Como as várias camadas estão mais interligadas, existem vários mecanismos que complicam os testes sintéticos. A única opção viável para o comum dos mortais é ver se o servidor aguenta bem a carga de trabalho real. Se houver problemas, analisam-se a partir daí.
 
Status
Not open for further replies.
Top