Rede travando ao transferir arquivos

Joined
Jan 28, 2022
Messages
3
Boa Tarde,
estou tendo um problema com o TrueNAS-12.0-U7 em um cliente que não sei o que possa estar ocorrendo,
é um Xeon X3540 com 16gb ECC e X8sil, 2 rede intel
4x4tb (2x2 vdevs)
conseguia utilizar o LACP com um TpLink 1016DE porem já não consigo mais, fica instavél e não conecta, já resetei o tplink e só consigo restaurar a rede ao fazer um factory reset no Truenas e enviando o backup novamente;
mas mesmo deixando apenas 1 placa de rede ele insiste em perder conectividade ao transferir arquivos para o mesmo, simplesmente para de responder só voltando a rede ao resetar o servidor; não registrar nenhuma mensagem no log. alguém poderia me ajudar
 
Joined
Jan 28, 2022
Messages
3
agora está congelando mesmo sem nenhuma transferencia, já revi temperatura, smart dos discos, tudo ok, troquei a fonte, alguem teria uma luz por onde começar?
 

systemcalls

Cadet
Joined
May 1, 2023
Messages
2
Pessoal...

Sei que esse topico já é um pouco antigo, mas foi o unico que encontrei relatando um problema que estou tendo aqui tambem.

Toda vez que vou fazer a transferencia de arquivos, sejam grande ou pequenos, entre o TrueNAS e um outro computador qualquer da rede, aleatoria após um tempo de transferencia o TrueNAS perde a rede. Para de responder e chega até a reiniciar em alguns momentos.

Já troquei de fonte, cabos, portas do switch, mas mesmo assim acontece esse travamento.

Isso só acontece quando estou fazendo transferencia de arquivos. Quando estou usando o PLEX, funciona perfeitamente por horas a fio.

Será algum problema com hardware? Placa mãe ou a placa de rede on-board? Pode ter alguma relação com driver de placa de rede tambem?

Ainda não testei uma placa de rede off-board para ver se acontece a mesma coisa.

Alguem ai já passou por essa situação e conseguiu solucionar?
 

jgreco

Resident Grinch
Joined
May 29, 2011
Messages
18,681
Saudações -

Li sua mensagem enquanto aprovava postagens e gostaria de observar que é improvável que sua pergunta obtenha muitas respostas. Sem detalhes como que tipo de placa-mãe e interface ethernet você está usando, a maioria das postagens desse tipo nesses fóruns tende a obter pouca resposta.

Se você estiver usando uma placa-mãe de consumidor que contém um chipset ethernet de outra marca, como Realtek, Atheros, etc., não é incomum que haja problemas com a estabilidade da rede. Se puder, tente localizar um adaptador ethernet Intel Desktop CT (geralmente cerca de US$ 35,00) que não seja uma placa clonada, falsificada ou imitada. Estes funcionam muito bem com TrueNAS.

Normalmente, recomendamos que os usuários selecionem placas orientadas para servidor, como a Supermicro, porque elas quase sempre vêm com portas ethernet Intel.

Desculpe pelo Google Tradutor, não falo seu idioma, mas gostaria que você obtivesse algum tipo de resposta.

---- original English text below ----

Greetings -

I read your message while approving posts, and I wanted to note that your inquiry is unlikely to gain many responses. Without details such as what kind of mainboard and ethernet interface you are using, most posts of this sort on these forums tend to get little response.

If you are using a consumer mainboard that contains an off-brand ethernet chipset such as Realtek, Atheros, etc., it is not unusual for there to be problems with network stability. If you can, try to locate an Intel Desktop CT ethernet adapter (usually about $35USD) that is not a knockoff, fake, clone card. These work very well with TrueNAS.

We normally recommend users select server-oriented boards such as Supermicro because these almost always come with Intel ethernet ports.

Sorry for the Google Translate, I don't speak your language but wanted you to get a response of some sort.
 

systemcalls

Cadet
Joined
May 1, 2023
Messages
2
Thank you mr Jgreco for your answer!

I´ll try to find an adapter Intel and make a test.

PS: About Google Translator, the translate was perfectly. I understood perfectly what you said!

Thank you again!

------ Texto em Portugues -------

Obrigado senhor Jgreco pela sua resposta!

Vou tentar achar um adaptador Intel e fazer um teste.

PS: Sobre o Google Translator, a tradução foi perfeita. Eu entendi perfeitamente o que você disse!

Obrigado novamente!
 
Top