Importação de disco sem perda de dados

Status
Not open for further replies.

Thiago Menezes

Dabbler
Joined
Sep 11, 2017
Messages
10
Bom dia, galera!

Não tenho muita experiencia com o Freenas e estou com um problema sério... Nosso servidor corrompeu o SO (instalado no pen-drive), fiz uma nova instalação em outro pen-drive e agora preciso importar o disco com os dados, mas estou com muito medo de perder as informações contidas nele.

A versão anterior do Freenas era a 8.3 e instalei a 11, mas estou quase voltando para a 8.3 pq li algo que trabalham sobre tipos diferentes de partição.

Minhas dúvidas são:

1- Vale a pena deixar a 11 e tentar importar?
2- Ou importo com a 8.3?
3- Qual a forma mais segura de deixar esse disco operacional novamente?

Desde já, muito obrigado a todos!
 

melloa

Wizard
Joined
May 22, 2016
Messages
1,749
Não estou certo das mudanças entre 8.3 -> 11. Se vc tem 8.3, em caso de dúvida, eu importaria nele.
 

melloa

Wizard
Joined
May 22, 2016
Messages
1,749
As imagens estão todas aqui: http://download.freenas.org/

Se salvou o config deve poder importa-lo e não ter que configurar usuários/shares/etc.
 

Thiago Menezes

Dabbler
Joined
Sep 11, 2017
Messages
10
As imagens estão todas aqui: http://download.freenas.org/

Se salvou o config deve poder importa-lo e não ter que configurar usuários/shares/etc.
Referente a imagem, eu já baixei! Obrigado!

Referente ao config, esse é outro problema, pois não tenho o backup dele.

Eu mandando importar o disco e o volume, ele não corre o risco de ser formatador, correto?
 

melloa

Wizard
Joined
May 22, 2016
Messages
1,749
Diria que:

- Preserve o boot antigo para voce tentar montar e ver se consegue recuperar o configue dele;
- Importar um volume não formata ele. Já movi centenas de vezes volumes entre computadores, reinstalei e importei, etc, sem problema.
 

Thiago Menezes

Dabbler
Joined
Sep 11, 2017
Messages
10
Diria que:

- Preserve o boot antigo para voce tentar montar e ver se consegue recuperar o configue dele;
- Importar um volume não formata ele. Já movi centenas de vezes volumes entre computadores, reinstalei e importei, etc, sem problema.

Está preservado o boot anterior.

O erro que estava dando era: Keyerror:'getpwuid(): uid not found:0' e vi no forum americano que a melhor coisa era reinstalar.

O que vc acha?
 

melloa

Wizard
Joined
May 22, 2016
Messages
1,749
Sim, reinstale em um usb novo. Se vai continuar usando usb, faça a instalação com dois em espelho.
Se tiver uma máquina disponível, instale freebsd, monte o usb velho, tenta achar o config velho para tentar importa-lo e poupar trabalho de configuração. No futoro faça back-up regular. O @Spearfoot tem um script bem legal para isso. Veja no forum -> resources.
 

Thiago Menezes

Dabbler
Joined
Sep 11, 2017
Messages
10
Sim, reinstale em um usb novo. Se vai continuar usando usb, faça a instalação com dois em espelho.
Se tiver uma máquina disponível, instale freebsd, monte o usb velho, tenta achar o config velho para tentar importa-lo e poupar trabalho de configuração. No futoro faça back-up regular. O @Spearfoot tem um script bem legal para isso. Veja no forum -> resources.

Farei isso, mas em paralelo já quero ir importando o disco e agora estou preso na seguinte situação:

"The path None does not exist. This must be a dataset/folder in an existing Volume"
 

melloa

Wizard
Joined
May 22, 2016
Messages
1,749
Ok, então você fez a instalação nova? Deu boot? Tentou importar do GUI e deu esse erro?
 

melloa

Wizard
Joined
May 22, 2016
Messages
1,749
Não tem que criar nenhum diretorio. Se for no shell e comandar zpool list and zpool import, o que vê?
 

melloa

Wizard
Joined
May 22, 2016
Messages
1,749
zpool import deveria mostrar o seu volume, por exemplo:
Code:
# zpool import
  pool: dozer
	id: 2704475622193776801
state: ONLINE
action: The pool can be imported using its name or numeric identifier.
config:


Essa bateu na minha trava. Espero que alguem mais possa ajudar.
 

Thiago Menezes

Dabbler
Joined
Sep 11, 2017
Messages
10
zpool import deveria mostrar o seu volume, por exemplo:
Code:
# zpool import
  pool: dozer
	id: 2704475622193776801
state: ONLINE
action: The pool can be imported using its name or numeric identifier.
config:


Essa bateu na minha trava. Espero que alguem mais possa ajudar.

Melloa, não desista ainda! Hahahaha

Eu loguei na console e vi que ta dando essa mensagem:

Code:
Device: /dev/ada0, 24 Offline uncorrectable sectors
 

melloa

Wizard
Joined
May 22, 2016
Messages
1,749

melloa

Wizard
Joined
May 22, 2016
Messages
1,749
Ele estava com um disco de boot no pen-drive e apenas 1 disco de 3gb com os dados.

Com um disco tão pequeno, bota a moçada pra digitar. É menor que o de boot :D
 
Status
Not open for further replies.
Top