100TB com FreeNAS, sugestões??

Status
Not open for further replies.
Olá a todos os colegas. Alguém poderia me dar sugestões para uma storage de 100TB com 30% de acesso online e os outros 70%ocupados por backups antigos?

DrKK

FreeNAS Generalissimo

Ericloewe

Server Wrangler
Moderator
Então Ericoewe... Temos um projeto para a implantação de uma storage com capacidade de 100TB iniciais ( provavelmente a expansão será com outro server para nao sobrecarregar tanto) onde o cliente utilizará aproximadamente 30% deste total com videos que serão editados dentro do server, explicando melhor, o video ficará armazenado no server porém o mesmo será manipulado dentro do server (altera, grava... ), o restante do espaço total será utilizado para guardar os arquivos já editados e que não terão manipulação constante. Falo em tamanho porque cada arquivo tem aproximadamente 300GB, onde podemos ter 4 ou 5 arquivos sendo editados ao mesmo tempo. Consegui "clarear" um pouco o cenário?

Ericloewe

Server Wrangler
Moderator
o video ficará armazenado no server porém o mesmo será manipulado dentro do server (altera, grava... )
Isso é bastante pesado. Provavelmente teria de ser em SSD, e mesmo assim, com rede 10GbE fica um pouco lento.

O arquivo pode ser em HDD e não é particularmente difícil.

Não sei se não seria boa ideia arranjar um desses servidores com baías para discos NVMe U.2 - fica bastante caro, mas para o uso que vai ter, é a melhor solução. Depois os HDD podem ficar em chassis externos. Para começar, um 4U com 24x 10TB (3x vdevs RAIDZ2 com 8 discos) Dá na casa dos 100TB.

Estou prevendo controladora INTEL SAS/SATA 28 CANAIS RS2SG244 com discos SEAGATE NAS 4TB IRONWOLF SATA 6GBPS ST4000VN008 o que deve dar um throughput teórico 4,5Gbps (cada disco tem 180Mbps). Sei que o recomendado é não utilizar controladora porém com uma quantidade tão grande preciso utilizar backplane. De memória pretendo começar com 32GB ECC DDR4 e processador XEON

Estou prevendo controladora INTEL SAS/SATA 28 CANAIS RS2SG244 com discos SEAGATE NAS 4TB IRONWOLF SATA 6GBPS ST4000VN008 o que deve dar um throughput teórico 4,5Gbps (cada disco tem 180Mbps). Sei que o recomendado é não utilizar controladora porém com uma quantidade tão grande preciso utilizar backplane. De memória pretendo começar com 32GB ECC DDR4 e processador XEON
Quanto a controladora, creio que utiliza-la apenas para disponibilizar a porta para o disco não será um problema, mas não é recomendável montar algum raid na controladora e por o FreeNAS para montar o ZFS e Zpool dentro.
Quanto a memória RAM, 32GB é pouco para tanto espaço de armazenamento. Existe uma regra de proporcionalidade entre TB de Disco X RAM. Dê uma lida na documentação antes de comprar os componentes.

Ericloewe

Server Wrangler
Moderator
De memória pretendo começar com 32GB
Isso está uma ordem de grandeza abaixo do que seria necessário para uma aplicação destas.

cada disco tem 180Mbps
Não percebo de onde vem esse número.

discos SEAGATE NAS 4TB
4TB? Para ter 100TB? Isso é uma péssima ideia que só serve para aumentar os custos do sistema, tanto de aquisição como de operação.

INTEL SAS/SATA 28 CANAIS RS2SG244
Não.
Sei que o recomendado é não utilizar controladora
Não, o que é seriamente recomendado (por ser essencial) é não usar RAID.
com uma quantidade tão grande preciso utilizar backplane
E daí? Há inúmeros HBAs no mercado baseados nos controladores SAS2008, SAS2308 ou SAS3008 da LSI que funcionariam muito melhor.

tomazini

Dabbler
INTEL SAS/SATA 28 CANAIS RS2SG244
Não.

Para entender melhor, porque é que esta controladora não deve ser usada?
Não é suficiente usar em a controladora em "raid 0"?

Eu não tenho controladora, apenas uso 4x6TB ficam ligados directamente na board, por isso nunca fui ler sobre o assunto.

Obrigado em avanço

Ericloewe

Server Wrangler
Moderator
Não é suficiente usar em a controladora em "raid 0"?
Não, isso é só muito marginalmente melhor do que usar HW RAID.

Agora, o porquê é complicado:
  • Os controladores de RAID gostam de esconder erros do sistema operativo (e o ZFS assim fica às escuras)
  • As eventuais caches estragam tudo ao nível da performance, porque o sistema não as tem em conta
  • É frequentemente difícil aceder a funções importantes, como os dados SMART

Status
Not open for further replies.